Arquitetura firma parceria com Instituto da Cidade do Recife para promover melhorias urbanas na Boa Vista

O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco realizou na manhã desta terça-feira (5), dentro da 8ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade, a mesa-redonda “Economia e Planejamento Urbano: sistemas de deslocamento, preservação do patrimônio e planejamento estratégico”.

Estiveram presentes ao evento o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Arminda Saconi; a chefe da Divisão da Programação Acadêmica (DPA), professora Isabella Trindade; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara;  a coordenadora do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Storch; as professoras, também do curso, Clarissa Duarte, Luciana Menezes e Ana Luisa Rolim; a arquiteta do Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira Lúcia Siqueira e estudantes.

A abertura do encontro foi realizada pelo Reitor. Em suas palavras, deu as boas-vindas aos presentes e disse que, como usuário do bairro da Boa Vista, ele percebia a questão da falta de segurança urbana, de pouca acessibilidade, principalmente, no que diz respeito às calçadas estreitas e cheias de obstáculos, às linhas de ônibus com veículos muito cheios e aos carros que congestionam os acessos à Universidade. Ele ressaltou que circulam diariamente na Católica cerca de 15 mil pessoas e propôs que o evento fosse de contribuição,entre a Católica e a prefeitura, para a melhoria das questões urbanas desse bairro.

Participaram da mesa, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, professora Andréa Câmara; a professora, também do curso de Arquitetura, Clarissa Duarte, e a arquiteta do Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira, Lúcia Siqueira, que na ocasião representou o presidente do Instituto Milton Botler.

O objetivo da mesa-redonda foi o de debater os projetos que o Instituto tem para a cidade e apresentar o que o curso de Arquitetura da Católica está trabalhando. A arquiteta Lúcia Siqueira apresentou o Projeto de Mobilidade e o Projeto do Bairro Escola e a professora Clarissa Duarte mostrou como o curso de Arquitetura trabalha a questão urbana, nas disciplinas Projeto Urbano e Projeto Arquitetônico.

Durante o encontro, foi anunciada uma parceria entre o Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco. O Instituto vai utilizar a infraestrutura do laboratório e Escritório Modelo e a mão de obra do curso. Em contrapartida, o Instituto vai oferecer bolsas para que os estudantes de Arquitetura da Católica possam realizar o trabalho.

A representante do Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira, Lúcia Siqueira, falou da importância do convênio firmado entre a prefeitura e a Católica. “A importância é fundamental. O papel do Instituto é pensar a cidade. Para pensar a cidade é necessário escutar outras vozes e o usuário real. A academia é importante porque tem a possibilidade especulativa, que o poder público não tem. Então, alia a possibilidade especulativa de projetos de intervenção urbana, juntamente com a capacidade executiva do poder público. Esse casamento é perfeito.”