Professores e alunos de Fisioterapia participam de congresso internacional na PUC-RS

Professores Flávio Maciel e Eduardo França

Os professores Eduardo França e Flávio Maciel e os alunos Allana Barros, Isabele Amorim, Leandro Martins, Roberta Garret, Thyago Bruno e Viviane Luna, do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco, apresentaram trabalhos no Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS), em Porto Alegre.

O evento, que foi realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), teve a participação de palestrantes internacionais. Pernambuco teve a quarta maior delegação, ficando atrás apenas dos donos da casa, São Paulo e Rio de Janeiro. O professor Eduardo França apresentou os trabalhos “Mobilização do Paciente Crítico” e “Treinamento Muscular no Paciente Crítico”. O professor Flávio Maciel apresentou os trabalhos “Avaliação Muscular do Paciente Crítico” e “Assincronia Paciente Ventilador”.

Os professores inscreveram juntos 16 trabalhos de seus orientandos da graduação no Simpósio, que foram apresentados na forma de tema livre. Todos esses trabalhos foram publicados nos anais da Revista Brasileira de Fisioterapia, alguns na íntegra e outros em forma de resumo.

O professor Flávio falou da importância de participar do Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. “Tanto do ponto de vista profissional quanto do acadêmico é um momento de troca. Um momento de entrar em contato com professores de outras instituições, outros centros, inclusive internacionais. Poder entender em que ponto nós nos situamos no que diz respeito à passagem de conhecimento para nossos alunos. O que é muito interessante perceber é que nós não estamos áquem de nenhum, considerado, grande centro. A fisioterapia que é praticada aqui, tanto do ponto de vista assistencial quanto aquela que é ministrada na Universidade, é de excelente nível e, isso, dito por pelos colegas de outros locais.”

Para o professor Eduardo, a experiência de participar do evento é gratificante. “É gratificante pelo fato da gente ver que a fisioterapia de Pernambuco é de qualidade. Isso para a gente é muito interessante porque mostra que as nossas intervenções estão atualizadas. A gente tem uma experiência muito interessante na parte de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).”

Durante o evento, foi lançado o livro Profisio – Programa Avançado de Formação da Fisioterapia Respiratória, da Editora Artmed, que tem dois capítulos escritos e organizados pelos professores da Católica, Eduardo França e Flávio Maciel.

One Comment