VI Semana de Computação motiva alunos a apostarem no empreendedorismo

Fred Vasconcelos

A VI Semana de Computação da Unicap continua a todo vapor. A programação da noite desta quinta-feira (4) começou com uma palestra do ex-aluno de Ciência da Computação Lucas Farias, que abordou o tema “Otimização baseada em algoritmos genéticos de meios para biodegradação de óleo diesel por Candida Candida Lipolytica UCP 0988 em água do mar”.  Na sua apresentação, ele mostrou seus projetos que unem computação e ciências biológicas. Seus trabalhos, por exemplo, envolvem algoritmos construídos em cima de acontecimentos da natureza, de animais, da água. Foi uma fala que entusiasmou bastante os alunos.

Na sequência, veio a principal palestra da noite, ministrada por Fred Vasconcelos, fundador e diretor da Jynx Playware, uma das mais conceituadas desenvolvedoras de games brasileiras e atual CEO da Joy Street S/A, uma das principais empresas de Edu Tech no cenário de startups brasileiro. Ele trabalhou também na estruturação e desenvolvimento da indústria de videogames brasileira como presidente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos). Na palestra, mostrou toda a concepção do que é um empreendedor, apresentando oportunidades aceleradoras e investimentos. Também falou do caso de uma empresa que não teve  oportunidades, por ter sido fundada numa época em que as acelerações não existiam, mas que, mesmo assim, conseguiu ser bem-sucedida. Fred, após a palestra, comentou sobre a experiência de ter participado da Semana de Computação da Unicap. “Achei bem interessante. Os alunos se mostraram comprometidos e interessados. Eu perguntei, propositalmente, quem queria empreender e boa parte tinha esse interesse. Eles estão no caminho certo de ouvir e prestar atenção na mensagem que viemos passar. O empreendedorismo é o futuro construído no passo firme do hoje”.

Catherine Aussourd, estudante de Ciência da Computação, participou de todos os dias do evento. Ela se mostrou bastante empolgada com os minicursos e ressaltou a importância da troca de experiências. “Tanto os minicursos quanto as palestras serão muito boas para o meu futuro, por isso fiz questão de aproveitar ao máximo. E esse é o futuro, né? A tecnologia. Quanto mais a gente vai juntando pessoas para aprender e ensinar, mais a gente cresce. Tivemos muito networking com os alunos, com os monitores e isso me ajudou bastante. Pretendo fazer um TCC com relação à Gamificação e esse foi um dos temas abordados hoje, por Fred.”

Dando continuidade à Semana de Computação, acontecerá, nesta sexta-feira à noite, a mesa-redonda com o tema Cases e Causos. A mesa  marca o encerramento da VI Semana de Computação da Universidade Católica de Pernambuco. Confira a programação: