5º edição do Pavilhão Sonoro esbanja talento e criatividade dos alunos de Publicidade e Propaganda da Católica

A quinta edição do Pavilhão Sonoro, que é promovido pela professora da disciplina de Audiovisual I, Elisa Barreto, foi sucesso de público e criatividade. A sala 510 do bloco A foi o palco escolhido para as audições dos spots e jingles produzidos pelos alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda.

A ideia surgiu com a professora da Católica, em 2008, quando ocorreu o primeiro Pavilhão. “O concurso já é parte essencial da disciplina. Com ele, os alunos podem mostrar o resultado do trabalho que tiveram ao longo do semestre na construção dos jingles e spots. Entretanto, o mais importante aqui é valorizar o trabalho deles, mostrando-os ao público. É uma maneira de reconhecer o que fizeram”, afirmou Elisa.

O produtor musical Nando Lobo com as alunas do spot da "Esmaltec"

As peças publicitárias criadas foram avaliadas uma a uma pelo produtor musical da ‘Toque Produções’, Nando Lobo, pelo ex-aluno da Católica e diretor de criação da Comunique, Lucas Emanuel e, também, pelo diretor de criação e dono da produtora de som “Semba Conexões Sonoras”, Diego Curvêlo. Os jurados, a princípio, tinham o objetivo de escolher três produções. Mas foi decidido, pela qualidade dos trabalhos apresentados, que seriam premiados quatro jingles e quatro spots.

O publicitário Diego Curvêlo com as alunas do spot "Listerine"

Os critérios de avaliação da banca buscaram destacar a busca pela criatividade e ideia de cada produção. “Não foram critérios técnicos de produção, isso porque sabemos que eles não têm recursos suficientes para fazer uma grande produção. Mesmo assim, os jingles e spots foram de alta qualidade. Nós demos mais importância para os que conseguiram transmitir a ideia para o público-alvo”, afirmou Nando Lobo.

O publicitário Lucas Emanuel com as alunas do jingle "Biscoito Bono"

Após todas as audições, o corpo do júri analisou e decidiu, em uma sala ao lado, quais foram os vencedores. Na sala 510, os alunos aguardavam ansiosos à divulgação. Os spots vencedores foram os do Listerine, Esmaltec, da Livraria Saraiva e da Sadia. Margarina Qualy, o biscoito Bono, a montadora de automóveis Honda e a companhia aérea Gol foram as produções de jingles campeãs. A diferença primordial entre o jingle e o spot é que o primeiro se trata de uma propaganda musicada. O segundo é uma trilha com música em background e a voz do locutor “por cima” da canção.

O grupo que elaborou o jingle da "Gol linhas aéreas" e o publicitário Diego Curvêlo

O clima na sala 510 foi de muita descontração e irreverência por parte dos alunos. As palmas não cessavam para enaltecer o trabalho das equipes vencedoras. Algumas até com torcida organizada. Os trabalhos produzidos servirão para a nota do GQ dos alunos de Publicidade e Propaganda. Cada integrante das equipes dos spots e jingles vencedores foi contemplado com um certificado e um kit providenciado pelos próprios alunos, composto por caixas de chocolates, pendrives e Redbull – sendo este último, uma das marcas que apóia o Pavilhão desde a sua primeira edição.Tudo isso para simbolizar uma premiação ao trabalho dos estudantes.

A quinta edição contou ainda com as presenças dos alunos Lucas Lopes e René Dowsley, que já participaram do Pavilhão Sonoro. Em 2008, inclusive, Lucas recebeu o prêmio Asserpe, promovido pela Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco com o jingle sobre a margarina Qualy (Fibra), criado para o Pavilhão.  Também na categoria da qual participam estudantes de comunicação social de qualquer habilitação, René Dowsley, garantiu a dobradinha da Católica ficando em segundo lugar com o jingle sobre a fabricante de motos Dafra. O prêmio Asserpe elege, a cada ano, as melhores campanhas criadas para os meios veiculadas em Pernambuco.