Boletim Unicap

Alunos de Ciência da Computação selecionados por programa do Google

Paulo (esq.) é o mentor de Andre no projeto (dir.)

Os alunos do 7º período do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco André Ericson e Paulo Cezar Alcântara Cavalcanti Junior, ambos com 21 anos, foram selecionados para participar do programa internacional Google Summer of Code 2012, como estudante e mentor (uma espécie de orientador), respectivamente. André e Paulo estão entre os 33 brasileiros selecionados de um total de 1.208 alunos do mundo inteiro.

Tudo começou no ano passado quando Paulo passou a desenvolver um projeto de bootloader (programa que carrega sistemas operacionais) do Syslinux em parceria com o engenheiro sueco da Intel (fabricante de processadores) Peter Anvin. “Como eu enviava contribuições voluntárias e com resultados positivos, ele me convidou para participar da competição da Google na condição de mentor”, explica Paulo.

O engenheiro sueco é presidente da Kernel.org, entidade que inscreveu o projeto de Paulo e André. Mas apesar de serem colegas na Católica, André foi submetido a um rigoroso processo de seleção aplicado por Paulo. “A entrevista foi uma etapa crucial. André chegou a disputar a vaga com um PhD indiano mas o estrangeiro não se deu bem nessa fase. O fato de sermos colegas não interferiu em nada”, esclarece Paulo.

Parte do projeto selecionado pela Google foi desenvolvida no laboratório Loyola. “Desde o começo do curso, tive disciplinas  de linguagem da programação C. Isso ajudou muito neste desafio”, disse André. “As cadeiras sobre arquitetura, programação e organização de computadores também contribuiram bastante”, ressaltou Paulo, que na condição de mentor vai aos Estados Unidos, entre setembro e outubro, a convite da Google para conhecer o Vale do Silício.

O Google Summer of Code é programa mundial da Google que incentiva estudantes de vários países a desenvolverem softwares livres. Os projetos são montados utilizando como base softwares de organizações já consagradas, como Linux, Twitter e Mozilla, entre outras. Os selecionados vão receber US$ 5 mil como ajuda de custo para, durante os meses de junho, julho e agosto, implementar os seus projetos. A ajuda de custo será dividida em quatro parcelas e só será liberada se os participantes mostrarem resultados aos inspetores da Google, que vão fiscalizar o processo de execução.

print

Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário