14ª Semana de Integração terá polo de produtos naturais
|Quem participar da 14ª Semana de Integração Unicap & Sociedade (Siucs 2016) não pode perder as atrações do polo de produtos naturais. Pelo menos sete produtores irão expor seus serviços e produtos numa área localizada entre a Biblioteca Central e o Bloco G. Trata-se de um espaço novo que ganhará uma ambientação planejada especialmente para o evento. Cafés, mel, frutas e verduras orgânicas e até hambúrgueres vegetarianos prometem chamar a atenção do público. O projeto Mães do Liceu também faz parte deste polo.
O Empório da Saúde trará grãos, sementes, farinhas, temperos e ervas naturais. Nesse stand, as pessoas terão informações de como usar as especiarias. As dicas serão dadas por Rossana Ebrahim. “Não basta conhecer os temperos ou as ervas, é preciso saber onde usar. Temos receitas interessantes de como usá-las em peixes, carnes e frangos”.
Já a Aldeia de Mel vai comercializar parte do que é produzido por abelhas africanas e nativas criadas numa propriedade localizada no km 9,5 de Aldeia. São velas aromatizadas com cera de própolis, sabonetes e claro, o próprio mel. “Uma das espécies nativas, a jataí, é uma das mais raras do mundo. Elas só produzem um litro de mel por ano”, destaca o apicultor Elenilson Soares, há trinta anos no mercado.
Quem optar pelo sabor de um café orgânico, pode dar uma passadinha no stand do Recanto Ingazeira. O consumidor poderá comprar o grão em diferentes torras ou o mesmo já moído ou em de forma de expresso. O produto é cultivado organicamente em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. “Nós temos uma parceria com o produtor e chegamos a exportar esse café para a Flórida, nos Estados Unidos”, disse Gabriel Moraes, um dos sócios responsáveis pelo marketing e vendas da empresa.
Se a ideia for repaginar aquela salada de forma ainda mais saudável, a Natureza Orgânica traz as frutas, legumes e verduras para isso. Os vegetais são cultivados numa propriedade que se utiliza da agricultura familiar em Chã Grande, no Agreste de Pernambuco. “Também vamos ter hortaliças e folhagens”, diz a proprietária Adriana Batista.
Já quem quiser cuidar da saúde, sem esquecer da nutrição, a dica é ir na barraquinha da Naturalmente. Além de temperos e ervas medicinais, haverá plantas ornamentais e objetos de decoração. “Percebemos o aumento no interesse por ervas medicinais, mas além de conhecê-las, muita gente quer aprender a cultivar”, explica Cristina Rojas ao ressaltar que terá uma variedade de 30 tipos de plantas.
Para quem não abre mão do sabor na hora da refeição, não deve deixar de provar os hambúrgueres vegetarianos elaborados pela Sabores de Ananda. São várias opções preparadas com feijão preto, fava, macaxeira, lentilha ou ervilha, tudo condimentado com molho de tomate orgânico e creme de castanha de caju. Pra beber, a pedida são os sucos orgânicos ou chá gelado.
E já que a 14ª Siucs vai abranger a Semana de Estudos Amazônicos (Semea), o polo de produtos naturais também vai ter um espaço dedicado às frutas da Amazônia. O Acaí da Ilha vai trazer cupuaçu e do bacuri (além do próprio açaí) em forma de polpa.
Serviço:
Semana de Integração da Unicap & Sociedade – Siucs 2016
Campus da Católica
Das 9h às 22h
Entrada gratuita