1

Consórcio inédito entre universidades pernambucanas é lançado em cerimônia na Unicap

Os reitores das cinco universidades pernambucanas, Padre Pedro Rubens (UNICAP),  Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José de Sena (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e Julianeli Tolentino de Lima (UNIVASF) participaram na manhã desta terça-feira (25), no Salão Receptivo da Católica, do lançamento do consórcio “Pernambuco Universitas”. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de Pernambuco.

paulomaia-38

O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o consórcio “Pernambuco Universitas”, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.


Como surgiu a ideia do consórcio

A ideia do consórcio começou a surgir a partir da participação conjunta dos reitores das cinco universidades no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, a convite do então governador Eduardo Campos. A criação de um modelo de atuação consorciada entre as universidades pernambucanas, visando integrar as diferentes competências existentes bem como ampliar as possibilidades de atuação dessas instituições na esfera internacional, foi inspirada no Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação acadêmica entre as universidades de Pernambuco e as principais universidades de Toulouse, na França, assinado no dia 12 de dezembro de 2013, em Brasília, com a presença do presidente francês, François Hollande, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

paulomaia-2-1024x682

A atuação consorciada foi implantada com sucesso na França, na região do Midi-Pyrénées, cujo conjunto das principais universidades e instituições de ensino originou o consórcio denominado Université de Toulouse. Essa iniciativa regional teve repercussão em toda a França, contribuindo para a edição de uma Lei Nacional sobre o Ensino Superior e a Pesquisa, com o objetivo de transformar os Polos de Pesquisa e Ensino Superior em Comunidades de Universidades e Estabelecimentos de Ensino.

Fonte: Assecom




Professor de Jogos Digitais participa de Encontro de Educomunicação no Chile

O professor do curso de Jogos Digitais e produtor de vídeos da Assessoria de Comunicação Social, Luca Pacheco, esteve em Santiago do Chile representando a Unicap no Programa Latinoamericano e Caribenho de Educomunicação. O programa é uma iniciativa conjunta do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da Associação Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação (Signis), e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Dentre os objetivos do programa está a coleta de depoimentos de especialistas pioneiros da Educomunicação na América Latina para desenvolver um portal na Internet voltado para especialistas, pesquisadores e produtores de experiências na área. A ideia é que a ferramenta possa articular uma rede de experiências educomunicativas do continente.

luca-pacheco
Professor de Desenho e Pintura Digital, Luca Pacheco

Nesta etapa de coleta de depoimentos o professor Luca Pacheco está realizando entrevistas in loco com os especialistas em vários países. Até agora foram realizadas entrevistas com o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – NCE/ECA/USP, professor Ismar de Oliveira Soares, com o diretor da Pós-graduação em Docência Universitária e secretário acadêmico da Universidade Nacional de Cuy em Mendoza, Argentina, professor Daniel Prieto Castillo, com o coordenador de Estudos Midiáticos da Universidade Católica do Chile, professor Valerio Fuenzalida Fernández, com a presidente na América Latina da Associação Mundial de Comunicação Crista – WACC, professora María Elena Hermosilla, em Santiago do Chile, e com o catedrático em Ciências da Comunicação da Universidade de Guadalajara, México, professor Guilhermo Orozco.

Estão previstas ainda neste semestre entrevistas com especialistas do Perú, Colômbia e Costa Rica. O programa também prevê dois seminários internacionais em 2015 e a criação de um mestrado sobre o tema envolvendo universidades dos países da região.

Fonte: Assecom




Curso de Jogos Digitais lança aplicativo para Android

Foi lançado hoje, 14 de novembro, o aplicativo do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica e Pernambuco (Unicap) para dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android. O aplicativo traz informações importantes relativas ao curso, produções de alunos e imagens de eventos, bem como as principais notícias do mundo acadêmico e do mercado de games. O app é totalmente gratuito.

Baixe o seu e fique por dentro das notícias que envolvem o curso de Jogos Digitais e o mercado de jogos no link: Google Play




Vestibular 2015 para Jogos Digitais da Unicap

Faça a sua inscrição para o vestibular 2015 da Unicap para o curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. O curso, além de preparar o aluno para o mercado, ainda o habilita para a carreira docente, possibilitando ao formando desenvolver conhecimento em especializações, mestrado ou doutorado.

vestibular-header51

Em apenas 4 anos o curso preparou alunos para serem vencedores em concurso nacionais, para o mercado de trabalho, incentivou o surgimento de uma empresa de serious games, além de 5 startups focadas em jogos para educação, entretenimento e saúde no Estado.

Os alunos do curso aprendem a criar animações, arte, maquetes, vídeos e jogos ao longo de dois anos e meio com o objetivo de desenvolver competências aliadas com a produção do próprio portfólio. Veja o vídeo com produções de nossos discentes:

O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 mas os candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escola pública de Pernambuco pagarão apenas R$ 60,00. O pagamento da taxa desses candidatos deverá ser feita na sede da Coave ou na tesouraria da Unicap, mediante comprovação com histórico escolar ou declaração da escola onde estudou e concluiu o curso. A Universidade Católica de Pernambuco está oferecendo mais de 400 bolsas de 50% no Vestibular 2015.

As inscrições se encerram no dia 3 de dezembro e as provas serão realizadas nos dias 20 e 21 de dezembro. Mas os candidatos que quiserem também poderão concorrer com as notas do Enem, se elas estiverem disponíveis até o término das inscrições do processo seletivo. Para mais informações acesse: Vestibular 2015 Unicap.

 

Conheça um pouco o curso de Jogos da Unicap

O curso Tecnológico em Jogos Digitais tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica, e de acordo com os princípios que norteiam a nossa caminhada (o Projeto Pedagógico Institucional-PPI e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI).

Assista ao vídeo produzido pelos alunos de Jornalismo da Unicap sobre nosso curso.


Geral

Formar profissional qualificado e comprometido com as demandas do mercado de jogos, com domínio de conceito, técnica e tecnologia para multiplataformas e que seja capaz de atuar de forma criativa, crítica, inovadora e ética nas mais diversas áreas.

Específicos
a) Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos 2D e 3D de social games, advergames e serious games para multiplataformas (internet, dispositivos móveis e smart TVs);

b) Favorecer a formação técnico-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento, gestão e execução de empreendimentos e projetos no campo dos jogos digitais, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;

c) Fomentar no aluno a capacidade para compreender o jogo digital e sua aplicabilidade e importância em múltiplos segmentos de mercado, tendo como prioridade a ética e a responsabilidade social;

d) Capacitar o aluno para a solução de problemas, incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno, e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.

 

Perfil Profissional
O aluno formado no curso Tecnológico em Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.
Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências:

A – Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico em Jogos Digitais, através dos Conteúdos Gerais e interdisciplinares de linguagem, comunicação e cultura, somados a Conteúdos Específicos, voltados para a teoria e técnica dos games.

B – Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Jogos Digitais através de Conteúdos Específicos que apontam para reflexões teóricas e para as práticas experimentais na produção de jogos.

C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados aos jogos e aplicações gamificadas com Conteúdos Específicos de empreendedorismo e questões legais sobre o uso e comercialização de jogos.

D – Atitudes éticas e responsáveis em relação à produção de games e ao seu uso.

A partir das competências e habilidades desenvolvidas, o tecnólogo em Jogos Digitais, formado pela Católica, poderá atuar em agencias de comunicação, empresas de tecnologias, organizações empresarias e não-governamentais, instituições de ensino, produtoras de multimídias. Destaca-se a possibilidade de prestar consultorias e empreender como gestor de sua própria empresa.




Unigames termina com sorteio de cursos para participantes

Chegou ao fim, na noite de sexta-feira (7), a 5ª edição do Unigames, promovido pelo curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. No primeiro dia, foram apresentados artigos científicos elaborados por alunos do curso. Já a partir do segundo dia, aconteceram várias palestras sobre “ludicidade e ludificação”. Nessa edição o evento foi organizado pelos alunos do segundo módulo do curso, Letícia Pedra e Rodolfo Santana, orientados pelo professor Breno Carvalho.

De acordo com o coordenador do curso de Jogos Digitais, a proposta foi discutir a utilização de alguns conceitos de diversão (que existem nos jogos) para passar informação e mudar comportamentos, seja a nível educacional, na área de saúde, mobilidade, ou na área de negócios”.

Em seu último dia, o evento teve como convidado Raúl Javales. Ele é economista e engenheiro de sistemas, especialista em design de estratégia e e-business, além de ser sócio fundador da TNVG (The New Ventures Group), Zielen, Adatto, SysBiz e KeenLab. O empresário apresentou um pouco do conceito de ludificação e alguns projetos realizados pela equipe com a qual trabalha, além de projetos desenvolvidos a nível mundial. Ele também deu dicas de alguns concursos nos quais os alunos podem se inscrever, para vender e desenvolverem seus projetos e concorrer a prêmios internacionais.

Durante a palestra, Raúl Javales anunciou uma parceria com o curso de Jogos Digitais da Unicap, através de um concurso que premiará dois alunos com uma bolsa de um ano letivo. Ao fim da palestra, foi sorteada entre os participantes uma série de brindes, como pen drives, camisetas e cursos da KeenLab e da ExpoLab.

Confira imagens do último dia do evento:

Fonte: Assecom




Expressões visuais é tema de exposição na biblioteca da Unicap

Uma turma do 1º período do curso de Jogos Digitais, 40 alunos que mal se conheciam, 20 dias de prazo, dois professores orientadores e um desafio “triplo”: projetar, construir e utilizar como cenário para uma sessão de fotos uma maquete que retratasse uma cena emblemática de um jogo inédito, completamente concebido por eles.

Assim nasceu o mote dessa mostra “Expressões Visuais: Exposição de Maquetes e Imagens para Games”. Munidos inicialmente apenas de conceitos vagos como “futuro”, “sobrenatural”, “medieval”, “mitológico” e “extraterrestre”, direcionados para cada equipe após sorteio, os alunos, totalmente iniciantes no curso, encararam com maestria essa missão.

O objetivo da exposição é divulgar os projetos fotográficos e maquetes produzidos pelos alunos das disciplinas de Expressões Visuais, do professor Dario Brito, Fotografia para Games, da professora Márcia Mendes. Entre os trabalhos expostos, encontram-se maquetes que serviram de cenário para composição fotográfica e uso de técnicas de light painting (que consiste em criar imagens com uma câmera utilizando as mais variadas fontes de luz). Os desenhos de armas e personagens medievais foram produzidos para as disciplinas de Desenho Instrumental e Vetorial, lecionada pelos professores Breno Carvalho e Rafael Suares no semestre de 2014.1.

Também é possível ver uma coleção de action figures de games, filmes e séries de TV que faz parte da coleção do coordenador do Curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho. No acervo, encontra-se uma cena do seriado Lost, um busto do personagem Neo do filme Matrix, como também personagens de games, a exemplo de Kratos, Pac-man e Master Chief.

A exposição é parte da programação da quarta edição do evento Unigames – ambiente digital da Unicap e ficará durante todo o mês de novembro de 2014 na Biblioteca da Unicap, nos horários da manhã, tarde e noite. A entrada é gratuita.

Confira algumas imagens da exposição: