O dogma trinitário
entre as tensões das heresias e as formulações até o Concílio de Constantinopla I
Palavras-chave:
Concílios, Trindade, CristianismoResumo
A presente comunicação tem por objetivo fazer uma síntese do processo histórico e dogmático da formulação do dogma trinitário. Tensões se desenvolveram desde que a mensagem cristã se espalhou pelo mundo judaico e pelas comunidades do império helenizadas, tendo a Igreja que oferecer respostas. Conforme os desvios doutrinais ameaçassem a reta compreensão das verdades reveladas sobre Deus, a partir de Jesus, foram necessárias formulações de caráter dogmático, o que acontece nos dois primeiros concílios ecumênicos: Niceia e Constantinopla. Feito este caminho histórico, podemos compreender melhor as situações suscitadas pela heresia e as formulações dogmáticas pela Igreja, sobre a fé trinitária.
Downloads
Referências
BERARDINO, Angelo di. (Org.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Trad. de Cristina Andrade. Petrópolis: Vozes, 2002.
Bíblia de Jerusalém. Edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
DENZINGER, Heinrich. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. São Paulo: Paulinas/Loyola, 2007.
FRANGIOTTI, R. História das heresias: séculos I-VII: conflitos ideológicos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995.
MEUNIER, Bernard. O nascimento dos dogmas cristãos. Trad. Odila Aparecida de Queiroz. São Paulo: Loyola, 2005.
SESBOÜÉ, Bernard; WOLINSKI, Joseph. (Org.). História dos Dogmas, t. 1. O Deus da Salvação. São Paulo: Loyola, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wesley Gabriel Martins dos Santos Albuquerque (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





