About the Journal

A XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários proporciona um espaço de reflexão e diálogo enriquecedor, unindo os campos da linguística, literatura e diversas expressões linguísticas em torno do poder intrínseco da palavra. Inspirada pela visão do renomado escritor pernambucano Osman Lins, que há cem anos emergiu em Vitória de Santo Antão, a semana busca compreender a força única que as palavras detêm.

Assim como Osman Lins atribuía um poder transcendental às palavras, comparando-as ao sopro divino na argila, a Semana destaca a importância de escutar os escritores, que conferem às palavras uma magnitude além da imaginação comum. Criado com afeto pela avó Joana Carolina e pela ama de leite "Mamãe Rosa", Osman acreditava na capacidade de transmigração das palavras, ressaltando sua reintegração em sua clareza original mesmo quando esquecidas.

O evento propõe ampliar a formação de professores, pesquisadores e estudantes, capacitando-os a lidar de maneira mais eficaz com a sutileza no uso das palavras, aspecto central na obra de Osman Lins. Ao ter a palavra como companhia, a Semana visa não apenas aprofundar o entendimento sobre a linguagem, mas também aprimorar a qualidade da formação dos estudantes, contribuindo para um avanço notável nos resultados educacionais do país. Ao promover diálogos entre os estudos literários e linguísticos, a XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários destaca-se como um evento fundamental para a comunidade acadêmica e para todos aqueles que reconhecem a importância da palavra como agente transformador e expressivo na sociedade.

Programação

 
 
 
 

14.05.24 
BOAS-VINDAS AO VISITANTE 

18h30 
Local: AUDITÓRIO G1 

ABERTURA OFICIAL: 

Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima - Pró-reitor de Graduação
Profa. Dra. Lívia Nery - Coordenadora Institucional da Rede PRIL Nordeste (UFPI, UESP, UNICAP) 
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa - Diretor da Escola de Educação e Humanidades  
Profa. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL)¿ 
Profa. Dra. Flávia Ramos Tavares da Costa - Coordenadora do Curso de LETRAS-UNICAP 

18h40  

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

  • Osman Lins: o desejo de ordenar o mundo - Elizabeth de Andrade Lima Hazin (Pós-Doutora em Literatura Brasileira pela Università di Roma "La Sapienza"/Pós-Doutora em Literatura Comparada pela USP/Arquivo Osman Lins do IEB/ Pesquisadora colaboradora plena junto à PG da UnB. Líder do grupo de pesquisa Estudos osmanianos: arquivo, obra, campo literário) 

19h40

DEPOIMENTOS

  • Memórias afetivas da "verdade mais próxima" e também das mais distantes – Letícia Lins (Jornalista/criadora Blog #OxeRecife [oxerecife.com.br]) 

  • A visitante das lembranças – Ângela da Costa Lins Pedroso (Presidente do Instituto Cultural Osman Lins-ICOL/ Licenciada em Filosofia pela UNICAP/Bacharel em Direito pela UNICAP) 

MESA TEMÁTICA – ENTRE DISCURSOS OSMANIANOS 

Analisando a construção do ponto de vista em "Os confundidos", de Osman Lins: aspectos linguísticos, textuais e enunciativos – Suzana Leite Cortez (Doutora em Linguística pela Unicamp/Pós-doutora em Linguística pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3/Professora do Departamento de LETRAS e do Programa de Pós-graduação em LETRAS da UFPE/Líder do Grupo de Estudos do Texto – GESTO/CNPq) 

  • A palavra em Osman Lins: diálogos e tensões entre a Literatura e o Discurso – Rhaí Ramos (Mestre em LETRAS pela UFPE/Professor da Educação Básica/ Coordenador Pedagógico do Programa Recife no Mundo, da Prefeitura do Recife/Escritor) 

MEDIAÇÃO – Fábio Andrade (Professor de Literatura Brasileira e Portuguesa-UFPE/Coordenador do Núcleo de Estudos em Literatura, Modernidade e Imaginário/Coordenador do Grupo de Pesquisa Diálogos de um Simbolismo Tropical/Escritor) 

15.05.24  
14h às 17h 
Local: BLOCO G4 

GRUPOS DE TRABALHO - EIXOS TEMÁTICOS - PROGRAMAÇÃO 
 

DIA 15/05
14:00 às 17:00

 
SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 507 - Bloco G4
  1. A INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII - Júlia Maria Nascimento Maciel (UNICAP) - julia.00000849222@unicap.br
  2. ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME - Gustavo Henrique de Freitas Fernandes (Unicap) - gustavo.00000848643@unicap.br
  3. IRANDÉ ANTUNES E O ENSINO DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES - Danielle Barbosa da Silva (UFPE) - danielle.dbs@ufpe.br
  4. Abordagem Pedagógica no Ensino da Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso - Josivaldo Barbosa da Silva (UNICAP) e Rossana Regina Guimarães Henz (UNICAP) - josivaldointegral@gmail.com









 
GT 2 – Inclusão e Diversidade na Educação
Coordenadoras: Camila Elisabete e Shalimar Reis
Sala 602 - Bloco G4
  1. O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE - Paulo Vinícius Souza Bandeira de Almeida  (UNICAP) e Izabelly Correia dos Santos Brayner  (UNICAP) - paulo.2021130150@unicap.br
  1. A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS - Hannah Feller de Moura Sena (Unicap), Matheus Vinícius de Lima Lemos (Unicap), Pedro Henrique Almeida Oliveira (Unicap) Robert Matheus Pessoa Luz (Unicap) - robertmatheuspessoa133@gmail.com
  2. DIALOGISMO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA - Joathan Alves da Silva (UNICAP) - shalimar.reis@unicap.br
  3. EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO - Andressa Christina R. R. Chaves/UNICAP e Shalimar M G S Reis /UNICAP - shalimar.reis@unicap.br
 
GT 8 – Aquisição e alterações de linguagem
Coordenadoras: Ádelly Oliveira e Rauanne Ferreira
Sala 604 - Bloco G4
  1. OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCES NARRATIVAS DAS CRIANÇAS - Igor de Almeida Santos (Unicap) e José Heleno da Veiga Seixas Neto (Unicap) - igor.00000847566@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: COMPREENDENDO O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INFANTIL - Emilly Mirele Duarte Neves (Unicap) - emilly.00000848756@unicap.br
  3. Elementos multimodais da linguagem utilizados pela criança cega em contextos de brincadeira: uma revisão da literatura - Cauã Gomes de Oliveira Lima (UNICAP) - cauagomes.prof@outlook.com
 
DIA 16/05 – 14:00 às 17:00
SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 601 – Bloco G4
  1. COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM - Lethycia Andrade Ferreira de Souza (Unicap) e Yasmin Myrella Costa de Araújo Manta (Unicap) - lethycia.00000849942@unicap.br
  2. EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECtiva decolonial sobre a carta de caminha - Ana Vytória Souza da Silva (UFRPE) e Pedro Ivson Balbino da Silva (UNICAP) - pedroivson5@gmail.com
  3. AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS DE LUCILA NOGUEIRA - André Cervinskis (UNICAP) - acervinskis@gmail.com
 
GT 5 – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Coordenadoras: Neuza Pontes e Darlene Andrade
Sala 602 – Bloco G4
  1. NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA - Bárbara Beatriz Wanderley de Siqueira (UNICAP), Fernanda Mayara de Souza (UNICAP), Vitória Maria Silva Santos (UNICAP) e Robson Teles Gomes (UNICAP) - barbara.2021104025@unicap.br
  1. A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO - Josemeire Caetano da Silva (UNICAP) e Roberta Varginha Ramos Caiado (UNICAP) - josemeirecaetano@gmail.com
  2. CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA no ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO - Susane Martins Ribeiro Silva (UEMASUL/UFPE) - susane.ribeiro@ufpe.br
  3. O livro didático e a prática de leitura na sala de aula: concepções docentes - Carlos Lima (UNICAP) - carlosbreno2806@gmail.com
  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - Ismael Francisco Soares de Oliveira (Unicap), Ester Isabele Pereira da Silva (Unicap), Maysa Cristina Silva de Vasconcelos (Unicap) - ismaelfrancisco2016@gmail.comester.2019210183@unicap.br
 
GT 6 – Gêneros e Letramentos Acadêmicos/Científicos
Coordenadores: Lenilton Jr. e Antonio Marinho
Sala 507 – Bloco G4
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS - Jonatan Pereira da Silva (UNICAP) - jonatan.00000845824@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - Isabelle Soares de Carvalho (UNICAP) - isabelle.00000846883@unicap.br
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA - Ralph José da Silva (UNICAP) e Benedito Gomes Bezerra (UNICAP) - phecozen8@gmail.com
  1. A relevância dos gêneros acadêmicos no contexto universitário: análise das introduções de artigos científicos na área de literatura baseada no Modelo CARS - Kassia Vasconcelos Santana - kassia.00000845809@unicap.br
 

PALAVRAS DO VISITANTE 
 

MESA-TEMÁTICA – NOVE VISITAS A “NOVE, NOVENA”: DEPOIMENTOS DO LEITOR LITERÁRIO 

  • O pássaro transparente – Renata Maria Victor de Araújo (Mestra em História pela UNICAP/Pós-graduada em Design pela UFPE/Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da UNICAP/Coordenadora da Especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual da UNICAP/Coordenadora da Revista Unicaphoto) 

  • Um ponto no círculo – Dani Portela (Deputada estadual/Advogada/Historiadora) 

  • Pentágono de Hahn – Cacau De Paula (Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco/Jornalista) 

  • Os confundidos – Leidson Ferraz (Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO-RJ/Mestre em História pela UFPE/Jornalista/Ator/Curador/Pesquisador/Produtor cultural/Crítico do teatro/Professor/Organizador de acervos e da coleção "Memórias da Cena Pernambucana”/Escritor) 

  • Retábulo de Santa Joana Carolina - Betuel Gomes da Silva (Fisioterapeuta/Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Fisioterapia da UFPE – Saúde Pública e Processo de Envelhecimento) 

  • Conto barroco ou unidade tripartita – Padre José Marcos Gomes de Luna (Doutor em Filosofia pela UFRJ/Mestre em Filosofia pela UFPE/Coordenador e Professor da Graduação em Filosofia da UNICAP/Professor do Programa da Pós-Graduação em Filosofia da UNICAP) 

  • Pastoral - Nathalia da Mata Atroch (Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE/Professora de Sociologia do IFPE/Diretora Sistêmica de Assistência Estudantil do IFPE) 

  • Noivado - Mateus Oliveira Gomes da Silva (Estudante do 7º período em Pedagogia-UNICAP/Professor Alfabetizador na Escola Municipal Karla Patrícia) 

  • Perdidos e achados – Rinalda Cordeiro Siqueira Costa Ferraz (Mestra em Ciências da Linguagem pela UNICAP/Licenciada em Geografia pela UFPE/Professora de Geografia da Educação Básica) 

MEDIAÇÃO: Lourival Holanda (Presidente da Academia Pernambucana de LETRAS/Doutor em LETRAS pela USP/Mestre em LETRAS – EST. LING. LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS pela USP/Professor Titular da UFPE/Membro da Comissão da Companhia Editora de Pernambuco/Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco/Membro dos Seminários de Tropicologia – FUNDAJ) 

 

VISITAS ARTÍSTICAS À OBRA DE OSMAN LINS 

Local: ESPAÇO RECEPTIVO 
18h30  

Exposição Cenas e Vidas em Osman Lins – Estudantes da Educação Básica de Pernambuco – Organização da GRE Metropolitana Sul (Rede Estadual-PE) Pasta de Biblioteca Escolar   

Exposição fotográfica – Palavraimagens em “Perdidos e achados” – Estudantes do Curso Superior de Fotografia – Coordenação: Renata Victor   

Intervenções artísticas 

  • Recital ‘UM NOIVADO EM CORDEL’ – Maria Heloisa, Lorena Helen, Bárbara Vitória, Lara Sofia – Estudantes da Escola Cônego Rochael de Medeiros – Coordenação: Shirley Izabela de Lima Rodrigues  

  • Episódio de hoje: "MORTE E VIDA FREDERICO" – cena inspirada em Lisbela e o prisioneiro – Produção e apresentação: Bianca Sales, Carlos André, Mateus Oliveira, Vitória Maria – Estudantes do 7o período do Curso de Pedagogia da UNICAP 

Encerramento

  • Flávia Tavares da Costa Ramos (Doutora em Linguística pela UFPE/Coordenadora do Curso de LETRAS-UNICAP/Assessora da Escola de Educação e Humanidades-UNICAP/Professora Colaboradora do PPGCL-UNICAP/Coordenadora Institucional do PARFOR/UNICAP)  

  • Robson Teles Gomes (Doutor em Literatura e Cultura pela UFPB/Professor da UNICAP/Professor Colaborador do PPGCL/ Coordenador do PRP-LETRAS da UNICAP/Vice-Presidente do ICOL/ Conselheiro da ASLE/Brasil/Editor da RILE/Coordenador Geral da XXVI SELL da UNICAP) 

Realização

Curso de LETRAS/Escola de Educação e Humanidades/ UNICAP  

Apoio

GRE METRO-SUL 
INSTITUTO HUMANITAS UNICAP 
PPGCL 
PARFOR 
PRIL 
CURSO DE PEDAGOGIA/UNICAP.

 

Grupos de Trabalho

 

XXVI SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS 
O VISITANTE DAS PALAVRAS - HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE OSMAN LINS


GRUPOS DE TRABALHO - EIXOS TEMÁTICOS - PROGRAMAÇÃO 


DIA 15/05
14:00 às 17:00
 
SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 507 - Bloco G4
  1. A INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII - Júlia Maria Nascimento Maciel (UNICAP) - julia.00000849222@unicap.br
  2. ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME - Gustavo Henrique de Freitas Fernandes (Unicap) - gustavo.00000848643@unicap.br
  3. IRANDÉ ANTUNES E O ENSINO DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES - Danielle Barbosa da Silva (UFPE) - danielle.dbs@ufpe.br
  4. Abordagem Pedagógica no Ensino da Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso - Josivaldo Barbosa da Silva (UNICAP) e Rossana Regina Guimarães Henz (UNICAP) - josivaldointegral@gmail.com









 
GT 2 – Inclusão e Diversidade na Educação
Coordenadoras: Camila Elisabete e Shalimar Reis
Sala 602 - Bloco G4
  1. O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE - Paulo Vinícius Souza Bandeira de Almeida  (UNICAP) e Izabelly Correia dos Santos Brayner  (UNICAP) - paulo.2021130150@unicap.br
  1. A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS - Hannah Feller de Moura Sena (Unicap), Matheus Vinícius de Lima Lemos (Unicap), Pedro Henrique Almeida Oliveira (Unicap) Robert Matheus Pessoa Luz (Unicap) - robertmatheuspessoa133@gmail.com
  2. DIALOGISMO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA - Joathan Alves da Silva (UNICAP) - shalimar.reis@unicap.br
  3. EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO - Andressa Christina R. R. Chaves/UNICAP e Shalimar M G S Reis /UNICAP - shalimar.reis@unicap.br
 
GT 8 – Aquisição e alterações de linguagem
Coordenadoras: Ádelly Oliveira e Rauanne Ferreira
Sala 604 - Bloco G4
  1. OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCES NARRATIVAS DAS CRIANÇAS - Igor de Almeida Santos (Unicap) e José Heleno da Veiga Seixas Neto (Unicap) - igor.00000847566@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: COMPREENDENDO O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INFANTIL - Emilly Mirele Duarte Neves (Unicap) - emilly.00000848756@unicap.br
  3. Elementos multimodais da linguagem utilizados pela criança cega em contextos de brincadeira: uma revisão da literatura - Cauã Gomes de Oliveira Lima (UNICAP) - cauagomes.prof@outlook.com
 
DIA 16/05 – 14:00 às 17:00 SALA/BLOCO
GT 1 – Educação Linguística e Literária
Coordenadores: Nara Alves e Josivaldo Barbosa
Sala 601 – Bloco G4
  1. COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM - Lethycia Andrade Ferreira de Souza (Unicap) e Yasmin Myrella Costa de Araújo Manta (Unicap) - lethycia.00000849942@unicap.br
  2. EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA - Ana Vytória Souza da Silva (UFRPE) e Pedro Ivson Balbino da Silva (UNICAP) - pedroivson5@gmail.com
  3. AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS DE LUCILA NOGUEIRA - André Cervinskis (UNICAP) - acervinskis@gmail.com
 
GT 5 – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Coordenadoras: Neuza Pontes e Darlene Andrade
Sala 602 – Bloco G4
  1. NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA - Bárbara Beatriz Wanderley de Siqueira (UNICAP), Fernanda Mayara de Souza (UNICAP), Vitória Maria Silva Santos (UNICAP) e Robson Teles Gomes (UNICAP) - barbara.2021104025@unicap.br
  1. A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO - Josemeire Caetano da Silva (UNICAP) e Roberta Varginha Ramos Caiado (UNICAP) - josemeirecaetano@gmail.com
  2. CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO - Susane Martins Ribeiro Silva (UEMASUL/UFPE) - susane.ribeiro@ufpe.br
  3. O livro didático e a prática de leitura na sala de aula: concepções docentes - Carlos Lima (UNICAP) - carlosbreno2806@gmail.com
  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - Ismael Francisco Soares de Oliveira (Unicap), Ester Isabele Pereira da Silva (Unicap), Maysa Cristina Silva de Vasconcelos (Unicap) - ismaelfrancisco2016@gmail.comester.2019210183@unicap.br
 
GT 6 – Gêneros e Letramentos Acadêmicos/Científicos
Coordenadores: Lenilton Jr. e Antonio Marinho
Sala 507 – Bloco G4
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS - Jonatan Pereira da Silva (UNICAP) - jonatan.00000845824@unicap.br
  2. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - Isabelle Soares de Carvalho (UNICAP) - isabelle.00000846883@unicap.br
  1. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA - Ralph José da Silva (UNICAP) e Benedito Gomes Bezerra (UNICAP) - phecozen8@gmail.com
  1. A relevância dos gêneros acadêmicos no contexto universitário: análise das introduções de artigos científicos na área de literatura baseada no Modelo CARS - Kassia Vasconcelos Santana - kassia.00000845809@unicap.br