JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE GRAMÁTICA

Autores

  • SARA NORONHA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Gramática; Linguagem; Empregabilidade; Norma Culta; Educação Libertadora. , Alfabetização; Jogos; Gamificação. , Educação

Resumo

O presente trabalho investiga o uso de jogos digitais como ferramenta no ensino de gramática no Ensino Fundamental, a partir da plataforma Wordwall. O estudo defende que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), quando integradas de maneira planejada ao ambiente escolar, podem potencializar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais. A metodologia envolveu estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Pernambuco, organizados em grupos para a criação de jogos interativos sobre classes gramaticais. Os resultados revelaram maior engajamento, criatividade e apropriação dos conteúdos pelos alunos, além da promoção de um ambiente de cooperação e valorização do conhecimento

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

NORONHA, SARA. JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE GRAMÁTICA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 162–166, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3269.. Acesso em: 5 dez. 2025.