JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO ENSINO DE GRAMÁTICA
Palavras-chave:
Gramática; Linguagem; Empregabilidade; Norma Culta; Educação Libertadora. , Alfabetização; Jogos; Gamificação. , EducaçãoResumo
O presente trabalho investiga o uso de jogos digitais como ferramenta no ensino de gramática no Ensino Fundamental, a partir da plataforma Wordwall. O estudo defende que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), quando integradas de maneira planejada ao ambiente escolar, podem potencializar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais. A metodologia envolveu estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Pernambuco, organizados em grupos para a criação de jogos interativos sobre classes gramaticais. Os resultados revelaram maior engajamento, criatividade e apropriação dos conteúdos pelos alunos, além da promoção de um ambiente de cooperação e valorização do conhecimento
Referências
COUTO, T. F. O uso de textos multimodais em favor da aprendizagem: numa perspectiva de multiletramento. 2016. 29 f. In: Os desafios da Escola Publica Paranaense na perspectiva do professor PDE, Programa de desenvolvimento educacional – PDE, v.1, Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_tatianeflaviadocouto.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025
GOMES, Juliana Alves. Utilização de aplicativos educacionais como recurso didático-pedagógico durante os processos de alfabetização e letramento. 2017. TCC (Especialização em Linguagens e Tecnologias em Educação) – Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Passo Fundo.
HITZSCHKY, Rayssa Araújo; ARRUDA, Juliana Silva; LIMA, Cintia Arruda; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. O uso de aplicativos educacionais no Ensino Fundamental em tempos de aprendizagem móvel: contribuições para a formação de professores. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 26, 2018.
LÉVY, P. As tecnologias das inteligências: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, 1993.
MACHADO, Fabiana R. Reflexões sobre a vivência no “Cantinho Do Notebook” em uma turma de Educação Infantil. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Interação) – Programa de PósGraduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Curitiba, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SARA NORONHA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


