A MULHER POPULAR E O ESTIGMA DA ASCENSÃO SOCIAL NA TELEDRAMATURGIA

ANÁLISE CRÍTICA DE MARIA DO CARMO EM RAINHA DA SUCATA

Autores

  • JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • FLÁVIA TAVARES DA COSTA RAMOS Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Performatividade, Ascensão Social, Classe, Telenovela

Resumo

Esta pesquisa propõe uma análise crítica da personagem Maria do Carmo na telenovela Rainha da Sucata (1990), compreendendo-a como figura novelesca que dramatiza as tensões simbólicas da chamada “nova riqueza” no Brasil da década de 90. Ao deslocar a telenovela para o campo da teoria literária, adota-se a perspectiva de Bakhtin (1988), Auerbach (2007) e Antonio Candido (2000), reconhecendo a narrativa televisiva como forma estética e discursiva dotada de densidade crítica. A fundamentação teórica ancora-se nos conceitos de capital, distinção e habitus de Bourdieu (2008), nas reflexões de García Canclini (1997) sobre consumo e pertencimento, e na abordagem de Hall (2003) quanto à construção midiática das identidades. Com metodologia qualitativa e interpretativa, de inspiração analítico-discursiva, a investigação centra-se na análise de cenas selecionadas que evidenciam a performatividade da riqueza e os conflitos entre diferentes frações de classe. Os resultados indicam a construção de uma identidade liminar, simultaneamente celebrada e estigmatizada. Conclui-se que a telenovela, enquanto narrativa ficcional, funciona como instância produtora de sentidos sobre mobilidade social, exclusão e prestígio no imaginário brasileiro contemporâneo. 

Biografia do Autor

  • JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Estudante com duas formações acadêmicas em andamento. Atualmente matriculada na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), dedicando-se à Licenciatura em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Paralelamente, está na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursando Licenciatura Plena em Pedagogia. Extensionista do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão Sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (LIPLEI/UFPE). Tradutora no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Fanfic (NEPF/UFRJ). Bolsista do CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com foco nas temáticas do Brincar, Tecnologias Digitais e Representações Sociais (UFPE). Integra o Grupo de Pesquisa em História Cultural do Protestantismo (UFPE), atuando na linha de pesquisa História da Educação Protestante. Integra o Núcleo de Estudos em Teledramaturgia (NETA/UFRJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Protagonismo Infantil, Infâncias, Literatura Infantil, Literatura Digital, História da Educação, Ensino de Língua Inglesa, Processos Civilizadores e Análise do Discurso. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

NASCIMENTO MACIEL, JÚLIA MARIA; TAVARES DA COSTA RAMOS, FLÁVIA. A MULHER POPULAR E O ESTIGMA DA ASCENSÃO SOCIAL NA TELEDRAMATURGIA: ANÁLISE CRÍTICA DE MARIA DO CARMO EM RAINHA DA SUCATA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 23–29, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3225.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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