ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME

Autores

  • GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS FERNANDES Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Dogme, Ensino de Língua Inglesa, Métodos de Ensino , Desafios Pedagógicos

Resumo

O presente estudo analisa os princípios do Dogme Language Teaching ou Teaching Unplugged e suas implicações na prática pedagógica, com foco na educação básica. Por meio de revisão bibliográfica, evidencia-se que o Dogme propõe uma alternativa à dependência excessiva de materiais didáticos e tecnológicos na sala de aula de língua inglesa. A análise revelou que essa abordagem pode mitigar desafios enfrentados no ensino de língua inglesa. Os resultados destacam a eficácia do Dogme em promover interações autênticas entre alunos e professores. Espera-se que este estudo inspire futuras pesquisas e promova aprimoramentos nas práticas pedagógicas de língua inglesa, visando estimular a participação dos alunos.

 

Biografia do Autor

  • GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS FERNANDES, Universidade Católica de Pernambuco

    Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), cursando Licenciatura em Letras - Português e Inglês. Participa como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNICAP, no projeto "O ensino de língua inglesa em (dis)curso: uma teoria e(m) prática". Possui experiência como Professor Bolsista de Língua Inglesa no Programa de Línguas e Informática da UPE (PROLINFO) e como Extensionista no projeto "Português para Imigrantes", atuando como professor voluntário de Língua Portuguesa para venezuelanos. Atualmente, exerce a função de Monitor de Linguagens para o Ensino Fundamental no Colégio Imaculado Coração de Maria. É o idealizador da página no Instagram @guhlivros, voltada para a divulgação de conteúdos literários de forma acessível. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Multiletramentos e Multimodalidade, Linguagens, Literatura Infantojuvenil e Educação.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. 76. ed. Rio de Janeiro: Paz&Terra, 1996.

PINHEIRO, K. S. S. M. A viabilidade da aplicação do Dogme no ensino de língua inglesa na escola públicas regular. 2016. 51 f. (Especialização em Língua Inglesa) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.

THORNBURY, S.; MEDDINGS, L. Teaching Unplugged: dogme in english language teaching. Peaslake: Delta Publishing, 2009.

ZHANG, C. A Review of Dogme Approach: Principles and Practices. International Journal of Linguistics, Literature and Translation, v. 6, n. 7, p. 51-57, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 26-30. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3053

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.