OS UPANIṢADS E O PROJETO SOTERIOLÓGICO DA ESCOLA VEDĀNTA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p167-180

Mots-clés :

Upaniṣads, Vedānta, Soteriologia.

Résumé

Os Upaniṣads são parte integrante fundamental dos textos sagrados hindus, conhecidos como Vedas. De acordo com a tradição, os Vedas comportam uma divisão dupla em termos de funcionalidade, operacionalidade e teleologia: karmakhāṇḍa, i.e., “a seção relativa à ação”; jñānakhāṇḍa, i.e., “a seção relativa ao conhecimento”. Esta última compreende fundamentalmente os textos dos Upaniṣads que lançam mão, no contexto hermenêutico da escola filosófica do Vedānta, de uma articulação argumentativa que visa a um duplo propósito: (i) mostrar que a experiência da multiplicidade, enquanto desdobramento reificado da dualidade primária sujeito-objeto, está necessariamente fundada numa ignorância (avidyā) que é ela mesma existencialmente constitutiva; (ii) e promover a eliminação dessa ignorância e a consequente realização da unicidade/união fundamental que subjaz a essa dualidade, enquanto condição ontológica de toda e qualquer experiência.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Dilip Loundo, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

    Coordenador, Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI/CNPq.). Professor, Departamento de Ciência da Religião. Ph.D., University of Mumbai, Índia.

Téléchargements

Publiée

2021-04-28

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Comment citer

LOUNDO, Dilip. OS UPANIṢADS E O PROJETO SOTERIOLÓGICO DA ESCOLA VEDĀNTA. PARALELLUS Revue d’études religieuses - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 29, p. 167–180, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n29.p167-180. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1889.. Acesso em: 22 déc. 2024.