Dossiês em 2026
Em 2026.1
REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM O ENSINO RELIGIOSO
Jun. 2026 – v. 17, n. 40
Submissão até 28 de fevereiro de 2026
Coordenação: Dr. Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira (UEPA), Drª Aurenea Maria de Oliveira (UFPE) e Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)
Ementa: A questão do ensino religioso no Brasil tem ganhado destaque e provocado muitas polêmicas nos últimos anos. Por várias décadas predominou uma compreensão da confessionalidade do ensino religioso ministrado nas escolas. Com a pluralização do campo religioso brasileiro o debate em torno da adoção de um ensino religioso vinculado às Ciências da Religião vem ganhando força nos sistemas de ensino, legislações, resoluções e políticas públicas. Exemplo disto é o fato de, em 2027, celebrarmos os dez anos da BNCC e, em 2028, a primeira década das Diretrizes da Licenciatura em Ciências da Religião. Assim, o dossiê tem por objetivo discutir a formação inicial, continuada e outros aspectos peculiares aos profissionais que lidam com o ensino religioso cotidianamente.
Em 2026.2
CATOLICISMOS E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA NOS SÉCULOS XX E XXI
Jul. 2026 v. 17, n. 41
Submissão até 30 de junho de 2026
Coordenação: Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco (UPE).
Ementa: Os estudos sobre os catolicismos têm mobilizado pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, como as ciências da religião, a história, a sociologia ou a teologia. As investigações têm como problemáticas as devoções, a organização das congregações religiosas em diferentes continentes, a relação com a política, a organização administrativa da Igreja Católica, os usos das diferentes formas de mídia, o diálogo com outras práticas religiosas, dentre outras temáticas presentes em distintas fontes de pesquisa. Neste sentido, a partir de uma abordagem pluridisciplinar, com diferentes propostas teóricas e metodológicas, este dossiê tem o objetivo de reunir investigações que abordem sobre os catolicismos latino-americano nos séculos XX e XXI.
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