JESUS EXPULSA O MAL DAS PESSOAS E DAS INSTITUIÇÕES Uma análise da expulsão dos demônios do geraseno e dos vendilhões do Templo de Jerusalém
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n20.p007-022Resumen
Ao passo que Jesus anunciava a boa nova do Reino, ele também combatia fortemente as forças do mal presente não apenas na experiência individual das pessoas, mas, sobretudo, o mal institucionalizado na religião e na política. O texto de Marcos 5,1-20 une narração comum de exorcismo com resistência ao poder romano. Com bela arte literária, o leitor é conduzido aos caminhos de uma libertação integral. Além disso, uma das ações mais ousadas de Jesus é sua intervenção quando expulsara os vendedores do Templo de Jerusalém. Sem dúvida, trata-se de um episódio muito importante para a compreensão da ação messiânica de Jesus. Prova disso é que a narrativa está presente nos quatro Evangelhos. Por que Jesus teria agido com tamanha indignação ética? Que forças maléficas estavam sendo denunciadas com esse gesto simbólico? Em busca dessas respostas, buscamos compreender o alcance da Boa Nova de Jesus em textos do evangelho segundo Marcos.
Enviado: 13-12-2017 - Aprovado e publicado: 11-2018
Descargas
Referencias
BARBAGLIO, Giuseppe. Jesus, hebreu da Galileia: pesquisa histórica. São Paulo: Paulinas, 2011.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos. In: BARBAGLIO, Giuseppe; FABRIS, Rinaldo;
FITZMYER, Joseph A. A interpretação da Escritura: Em defesa do método histórico-crítico. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
GNILKA, Joachim. Jesus de Nazaré: mensagem e história. Petrópolis: Vozes, 200.
HARRIS, Laird R. et al. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
HORSLEY, Richard A.; HANSON, John S. Bandidos profetas e messias: movimentos populares no tempo de Jesus. São Paulo: Paulus, 1995.
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no tempo de Jesus: pesquisa de história econômico-social no período neotestamentário. São Paulo: Paulinas, 1983.
MAGGIONI, Bruno. Os Evangelhos, I. São Paulo: Loyola, 1990.
McKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.
MONASTERIO, Rafael Aguirre; CARMONA, Antonio Rodríguez. Evangelhos sinóticos e Atos dos Apóstolos. São Paulo: Editora Ave Maria, 2000.
MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Exército Romano: conquista, terror e violência. PISTIS
PRAXIS, Curitiba, v. 3, n. 1 , p. 69, jan/jun, 2011.
SAULNIER, Christiane; ROLLAND, Bernard. A Palestina no tempo de Jesus. São Paulo: Paulus, 1983.
TEB – BÍBLIA TRADUÇÃO ECUMÊNICA. São Paulo: Loyola, 1994.
THEISSEN Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.
VAILATTI, Carlos Augusto. Manual de Demonologia. São Paulo: Fonte Editorial, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).