Edições anteriores
-
DEVOÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE
v. 15 n. 36 (2024)As práticas de devoção constituem dimensão central da expressão da fé no catolicismo e acompanham quase toda sua história. Todavia, sua trajetória, no tocante ao seu reconhecimento, é permeada por recorrente ambivalência, decorrente do tipo de relacionamento que a hierarquia católica dispensa a essas práticas, ora censurando e condenando, ora absorvendo e reconfigurando seus sentidos e práticas em conformidade com a ortodoxia teológica. As devoções têm persistido em constante reelaboração pelas relações que vêm mantendo com o mercado, com a força da imagem e as novas sensibilidades na sociedade contemporânea. O dossiê acolheu pesquisas que privilegiam novas abordagens em termos teórico-metodológicos, novos objetos e novos enfoques, tais como performance, imagética e materialidades.
Coordenação: Prof. Dr. José Afonso Chaves e Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral, UNICAP
-
RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO
v. 14 n. 35 (2023)Ementa:
O dossiê publicará resultados de pesquisas que estabeleçam ligações entre religiões, espiritualidades e educação, em articulação com as Ciências da Religião. Nessa perspectiva destacam-se estudos interdisciplinares acerca das relações da tríade religião, espiritualidade e educação no espaço público, na atuação humana e na convivência social em suas múltiplas dimensões. A partir dos estudos desenvolvidos na área referida, serão buscadas aproximações com as tradições religiosas, filosofias de vida, cuidados com o meio ambiente, direitos humanos, estudos pós-coloniais e Ensino Religioso, com foco em estudos sobre currículo, formação docente, recursos pedagógicos e processos de ensino e aprendizagem que potencializem metodologias favorecedoras do diálogo e da convivência em meio às diversidades.
Coordenação: Profa. Dra. Wellcherline Miranda Lima e Prof. Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos, UNICAP
-
DOSSIÊ ESPECIAL: OS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO NO BRASIL, HOMENAGEM À PROFA. DRA. DANIELLE PERIN ROCHA PITTA
v. 14 n. 34 (2023)Ementa: Pesquisadora pioneira no campo de estudos das imagens, a antropóloga franco-brasileira, Profª Drª Danielle Perin Rocha Pitta, inaugura e cria a partir de 1970, trabalhos interdisciplinares, grupos e métodos de pesquisas sobre o imaginário; inspirando-se, principalmente, nos estudos de seu mestre e amigo, o renomado antropólogo francês Gilbert Durand. De maneira geral, seus trabalhos buscam demonstrar que o imaginário brasileiro, diferentemente do imaginário europeu, caracteriza-se por ser uma espécie de mosaico, já que mitos e símbolos oriundos de diferentes tradições culturais e espiritualidades coexistem na realidade brasileira: cristianismo, cultos indígenas, religiões de matriz africana e espiritualidades orientais, entre outras. Tendo em vista a relevância do legado da obra da Profª Rocha Pitta, não somente para as investigações antropológicas sobre o Imaginário do Nordeste brasileiro, mas também para as Ciências das Religiões, propõe-se, então, a composição de um dossiê, reunindo artigos, entrevistas, resumos e depoimentos, em torno de objetos e temas de Estudos do Imaginário sobre as nossas religiões e espiritualidades.
Coordenação: Carlos André Cavalcanti (UFPB), Gilbraz Aragão (UNICAP), Jean-Jacques Wunenburger (Université Lyon 3)
-
VATICANO II, 50 ANOS + 10, O CAMINHO DA RECEPÇÃO
v. 13 n. 33 (2022)Ementa: O 60º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962) instiga uma reflexão histórico-teológica acerca do conhecimento sobre ele, sua recepção e relevância para a Igreja do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, em uma perspectiva ecumênica. O número será organizado em torno de dois pontos: o primeiro (50 anos), com 4 artigos, poderá abordar a questão do conhecimento atual do Vaticano II, a fim de oferecer elementos sobre o estado da pesquisa, o debate hermenêutico, sua recepção e perguntas ainda a serem exploradas, também à luz do que foi feito e pensado por ocasião do 50º aniversário de sua inauguração; o segundo ponto (+10), com outros 4 artigos, poderá descrever o que o Vaticano II diz à Igreja Católica e ao mundo do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, que fez das conclusões daquela assembleia, em espírito e letra, uma fonte perpetuamente viva de sua ação magisterial, com a recuperação e o desenvolvimento de muitas das ideias que animaram o Concílio.
Coordenação: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, UNICAP e Prof. Dr. Riccardo Burigana, Centro per l'Ecumenismo, Italia -
RELIGIÃO E POLÍTICA, UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
v. 13 n. 32 (2022)Ementa:
Na relação entre religião e política chama a atenção a questão da “participação política” como um valor que perpassa o campo das religiões, uma vez que o interesse pela política nunca esteve ausente das intenções religiosas. Isso torna questionável, por exemplo, a separação entre Igreja e Estado ter sido compreendida, durante muito tempo, como uma necessária exclusão de todas as formas religiosas da esfera pública. O dossiê objetiva a reflexão crítica acerca dessa relação e entende que a política é, acima de tudo, a capacidade de realização de alianças transparentes, feitas em função do bem coletivo e fundadas nos princípios da justiça social.Coordenação: Prof. Dr. Drance Elias da Silva, UNICAP, Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura, UPE e Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIFAP
-
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
v. 12 n. 31 (2021)Ementa:
A experiência do viver humano é um acontecimento aberto a múltiplas possiblidades, dentre elas, a religião e a pergunta pelo sentido da vida. Grande parte das experiências religiosas admite Deus como a instância última de sentido. A filosofia da religião poderá ser um espaço de reflexão sobre a experiência religiosa, seu lugar na existência humana, seu sentido profundo vivido de forma individual e coletiva. O dossiê acolherá reflexões e pesquisas que pretendam articular as ideias de Deus e de religião com as dimensões da ética, do meio ambiente, da democracia, dos direitos humanos e do pluralismo cultural.
Coordenação: Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza, UNICAP e Prof. Dr. Cléber Araújo Souto Baleeiro, UMESP.
-
A SABEDORIA NAS SAGRADAS ESCRITURAS
v. 12 n. 30 (2021)Ementa:
A sabedoria prática sempre esteve presente no mundo antigo, sobretudo como forma de saborear a vida em sua inteireza e com integridade. Um tanto dessa vasta experiência humana foi alicerçando culturas, tais como as da África, desde tempos imemoriais, até as culturas das grandes civilizações no Egito, Mesopotâmia, Índia e Oriente. O dossiê abre espaço para artigos que contemplem essa tradição de sabedoria, presente em trechos da literatura sagrada de antigas religiões que servem de referência para a vida das pessoas, no tempo que se chama “hoje”.
Coordenação: Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior, UNICAP
-
INTERPRETAÇÃO PLURALISTA DAS RELIGIÕES
v. 12 n. 29 (2021)Ementa:
Para além da constatação da pluralidade de fato, busca-se avançar na compreensão de um pluralismo religioso por princípio. O dossiê, então, vai selecionar artigos que trabalhem as bases conceituais do “princípio pluralista”, fundamentando-as epistemológica e metodologicamente, para análise da diversidade espiritual do campo religioso brasileiro, dos espaços fronteiriços entre e dentro das religiões, em especial das experiências de diálogos interculturais e inter-religiosos, entre tradições de fé e de convicções.
Coordenação: Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão, UNICAP
-
A IGREJA DOS POBRES HOJE
v. 11 n. 28 (2020)Ementa:
A relação da Igreja Católica com a sociedade sempre foi muito evidente, tanto no sentido de sofrer as influências advindas da moldura social, quanto procurando estabelecer os contornos dessa moldura. Na América Latina, a história dessa relação guarda um capítulo emblemático: a experiência da “igreja dos pobres”, que ganhou impulso após a Conferência de Medellín (1968). Um importante desdobramento da “igreja dos pobres” foi a experiência do Regional Nordeste II, da CNBB, que, tendo Dom Helder Camara como figura mais expressiva, foi capaz de vivenciar uma prática eclesial preocupada em reconfigurar a injusta moldura que contornava a sociedade na segunda metade do século XX. No mundo de hoje, em um contexto de fortes mudanças culturais e religiosas, reconhecidas nas formas de expressão da fé, de pluralismo religioso, de desinstitucionalização das religiões, de vivências individualizadas da religião, de bricolagem de crenças e de uma religiosidade secularizada, o que ainda ressoa, daquela experiência, na igreja e na sociedade? O dossiê receberá estudos e pesquisas que enfoquem a herança desse modo de ser igreja e como podem ser evidenciadas suas contribuições à esfera pública na sociedade contemporânea.
Coordenação: Prof. Dr. Flávio Lyra de Andrade, UFPB e Prof. Dr. José Afonso Chaves, UNICAP -
GÊNERO E RELIGIÃO
v. 11 n. 27 (2020)Ementa: O campo social exerce significativa influência na formação das subjetividades e das representações de gênero que, quando potencializadas pela religião, tornam-se instrumentos efetivos de informação, formação e manutenção das construções sociais de sexo. Neste sentido, o dossiê tem por objetivo analisar o campo religioso e sua indissociabilidade cultural no que tange às relações sociais de sexo, trazendo à arena de discussão problematizações de gênero em diálogo com a religião. Isto posto, contará com contribuições temáticas das mais variadas áreas das Ciencias Humanas, especificamente de autores singulares e fundamentais à reflexão proposta.
Coordenação: Profª Drª Fernanda Lemos, UFPB -
ESPIRITUALIDADES INDÍGENAS
v. 11 n. 26 (2020)Ementa:
O dossiê se propõe a contribuir para o avanço das reflexões sobre as ESPIRITUALIDADES INDÍGENAS, esse importante elemento de identificação, unidade e reconhecimento étnico, notadamente dos indígenas no Nordeste brasileiro. Partindo da constatação de que cada povo possui crenças e rituais religiosos singulares, algumas práticas religiosas indígenas serão abordadas na perspectiva de convergências, como a crença nas forças da natureza, em divindades encantadas e/ou nos ensinamentos dos antepassados, reverenciados em rituais, cerimônias e festas. Por se tratar de um tema bastante complexo e singular, o dossiê reunirá estudos de renomados pesquisadores e estudiosos da área, oriundos de diversas Universidades brasileiras e estrangeiras com amplas pesquisas em comunidades indígenas.
Coordenador: Prof. Dr. José Adelson Lopes, UNEAL
-
Temáticas livres
v. 10 n. 25 (2019)Já se passaram mais de cinquenta anos daquele conhecido prognóstico do teólogo americano Harvey Cox, em seu A cidade secular, que previa que no mundo de hoje, quando muita ciência e tecnologia estivessem introjetadas no cotidiano das pessoas, a prática religiosa seria residual, ao menos nos grandes centros urbanos. Para além das controvérsias que cercam as teorias em torno do processo de secularização / dessecularização, o que resulta evidente é que o fenômeno religioso continua de pé, atraindo muita gente ao redor do planeta e se reinventando cada vez mais. -
TEOLOGIAS DO DIÁLOGO: Páginas sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso na história do cristianismo
v. 10 n. 24 (2019)Este dossiê foi proposto imediatamente após a publicação da Constituição Apostólica Veritatis gaudium, sobre universidades e faculdades, assinada pelo Papa Francisco em 29 de janeiro de 2018, para abrir um espaço para a publicação de artigos sobre o assunto, dado que a publicação da constituição abriu novos cenários, também e, sobretudo, no campo do diálogo ecumênico e inter-religioso. -
ROGER BASTIDE: Religião, Sociedade e Conhecimento
v. 10 n. 23 (2019)Temos a grata satisfação de apresentar aos leitores o primeiro número de 2019 da Paralellus, a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. O Dossiê “Visões sobre ROGER BASTIDE: Religião, Sociedade e Conhecimento” foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos do PPG-CR da UNICAP, a partir do seu III COLÓQUIO DE ESTUDOS, realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. -
JOSÉ COMBLIN...
v. 9 n. 22 (2018)No campo dos estudos das religiões, há expoentes que são como tufões. Na Teologia, em específico, um tufão euro-tropical tem nome: José Comblin! Europeu, fez-se latino-americano; nascido na Bélgica optou por viver grande parte de sua vida no Brasil, onde Joseph ficou o nosso “bom José”, diríamos com Drummond, embora ele tenha sabido deixar-se guiar pelo Espírito e propor respostas quando esteve diante dos inúmeros “e agora, José?”, que lhe foram colocados por circunstâncias políticas e eclesiais, as bruscas variações atmosféricas que enfrentou, escreveríamos por fidelidade à metáfora que estamos usando. Com o Dossiê José Comblin, acrescido dos instigantes artigos propostos e aprovados para Temática Livre, encerramos o último número do volume 2018 da Paralellus - Revista de Estudos de Religião, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. -
"Appena 70 anni... Riflessioni storico-teologiche per il 70º anniversario della fondazione del CONSIGLIO ECUMENICO DELLE CHIESE (1948-2018)"
v. 9 n. 21 (2018)Para fomentar um melhor conhecimento do passado e do presente do movimento ecumênico, com particular atenção ao papel do Conselho Mundial de Igrejas, nasceu a ideia de publicar um número da revista Parallelus, a fim de oferecer elementos para entender as dimensões histórico-teológicas do movimento ecumênico no século XX e propor novos caminhos de pesquisa com os quais explorar a memória histórica, em tantos casos tão pouco investigada, do ecumenismo para dar um horizonte ao que muitos estão fazendo pela causa da unidade visível da Igreja. Onze autores, ligados a diferentes centros de pesquisa, na Europa e nos Estados Unidos, responderam ao nosso convite com colaborações de grande valor. Na sessão da Paralellus dedicada aos artigos de temática livre, selecionamos, para essa edição, outros seis artigos e uma resenha. -
TEMÁTICAS LIVRES
v. 9 n. 20 (2018)Temos a grata satisfação de apresentar aos leitores o primeiro número de 2018 da Paralellus, a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. Ele é disponibilizado ao público em contextos internos bastante significativos, uma vez que, neste ano de 2018, a UNICAP está celebrando seu jubileu de diamante: já são 75 anos de atividades – sua primeira Faculdade foi instalada aos 18 de abril de 1943. Simultaneamente, estamos em preparação para vivenciarmos a marca dos 15 anos do Programa – a ser atingida em fevereiro próximo vindouro – metaforicamente remetendo-nos à memória das cerimônias de début, cuja reminiscência aponta rito de passagem para uma maturidade que, no nosso caso, busca traduzir-se como consolidação acadêmica. -
O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS III / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME III
v. 8 n. 19 (2017)No terceiro dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?” -
O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS II / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME II
v. 8 n. 18 (2017)No segundo dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?” -
O CRISTIANISMO E SUAS REFORMAS I / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME I
v. 8 n. 17 (2017)Em seu três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, oferece suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?” -
DOSSIÊ LIDERANÇAS, TESTEMUNHOS E PROFETISMO RELIGIOSO NA AMÉRICA LATINA
v. 7 n. 16 (2016) -
DOSSIÊ MÉTODOS, TÉCNICAS E TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM ESTUDOS DE RELIGIÃO
v. 6 n. 13 (2015)Nesta edição, os textos revelam a multiplicidade de abordagens que caracterizam a área, guiados por uma proposta, inter e transdisciplinar que compõe as Ciências da Religião. Não se pode negar que essa considerável quantidade de textos representa, em primeiro lugar, o interesse nos estudos sobre religião e, mais especificamente, no sentido do fato religioso, o qual assinala, em segundo lugar, o “aprofundamento da especificidade do fenômeno religioso no país [e mais ainda] para a constituição de uma área acadêmica dedicada ao seu estudo”, pois é de conhecimento dos cientistas da religião que o nosso campo epistemológico ainda não está consolidado. Nesse trabalho de interpretação do fenômeno religioso, os hermeneutas recorrem a instrumentos específicos dos seus respectivos campos epistemológicos, a saber: história, sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, geografia, linguística, teologia etc., cujo objetivo, após um acurado ajuste desses instrumentos para a investigação comparativa dos fatos e a interpretação dos significados, é a construção de uma “sinfonia polifônica”que possibilite esclarecer as experiências religiosas”. -
DOSSIÊ RELIGIÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO
v. 6 n. 12 (2015)A trajetória da civilização judaico-cristã está marcada pela complexa relação entre gênero e religião, presente desde sua gênese, na qual o “deus criador” (masculino) foi o responsável pelo surgimento de todas as coisas e criaturas. Para habitar e preservar toda sua criação, fez a sua imagem e semelhança, um “ser perfeito”, que recebeu o nome de Adão (homem). Para que este não ficasse só, foi-lhe retirada parte de sua carne, para criação de outro ser denominado por Eva (mulher); a qual, por sua vez, nasce com a marca da submissão e dependência... No sentido de contribuir com o debate científico sobre as relações envolvendo gênero e religião, a Comissão Editorial da Paralellus trás para esse número um Dossiê com textos produzidos por pesquisadores/as de diversas instituições acadêmicas, que têm dedicado seus estudos a esta temática.