A INTUIÇÃO FENOMENOLÓGICA E SUA APLICAÇÃO À ANÁLISE DA RELIGIÃO EM PAUL TILLICH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n32.p197-223

Palavras-chave:

Intuição Fenomenológica, Filosofia da Religião;, Teologia Sistemática, Paul Tillich

Resumo

Este artigo constitui-se uma análise teórico-bibliográfica da intuição fenomenológica de Paul Tillich em seus textos do período germânico (1919-1925) e estadunidense (1933-1963), principalmente nas obras Filosofia da Religião (1925) e Teologia Sistemática (1951). Reconhecendo a validade e as limitações do método fenomenológico para os estudos de religião, o teólogo apropriou-se de maneira original da fenomenologia filosófica. Com o objetivo de apresentar e analisar a intuição fenomenológica do autor e sua aplicação à análise da religião, este texto estrutura-se em quatro tópicos, que estão fundamentados em obras primárias e em comentadores de Paul Tillich no âmbito da área 44 (Ciências da Religião e Teologia). Primeiramente, mostrar-se-á como a intuição fenomenológica de Tillich pode ser um método interessante na investigação do fenômeno religioso. Depois, verificar-se-á a determinação tillichiana de religião e sua apropriação da teoria da intencionalidade husserliana no período germânico. Consequentemente, apresentar-se-á os motivos que levaram o teólogo a preferir e criticar o método fenomenológico em sua filosofia da religião. Por fim, destacar-se-á a maneira como o autor pensou sua fenomenologia crítica e aplicou em sua teologia sistemática. Ciente da influência fenomenológica husserliana e heideggeriana no pensamento de Tillich, salienta-se que a fenomenologia presente em suas produções é própria e original. Portanto, ressalta-se que a intuição fenomenológica tillichiana é um método consistente e interessante para uma fenomenologia da experiência religiosa nos estudos de religião.

 

Palavras-Chave: Intuição Fenomenológica; Filosofia da Religião; Teologia Sistemática; Paul Tillich.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Docente-pesquisador do corpo permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Doutor em Teologia e Pós-doutor em Filosofia.

  • Henrique Nilo da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Mestre em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2021).

Referências

ABREU, Fábio Henrique. “Richtung auf das Unbedingte” and “Self-Transparency”: The Foundations of Paul Tillich’s Philosophy of Spirit, Meaning, and Religion (1919-1925). Revista Eletrônica Correlatio, v. 16, n. 1 - Junho de 2017.

ABREU, Fábio Henrique. Símbolo como linguagem da religião: fundamento da teoria dos símbolos no âmbito da teoria da religião de Paul Tillich. In: TADA, Elton Sadao; SOUZA, Vitor Chaves (Org.). Paul Tillich e a Linguagem da Religião. Santo André: Kapenke, 2018.

BALEEIRO, Cleber Araújo Souto. A fé como estado de preocupação última: interpretação da noção de risco da fé na obra de Paul Tillich. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião / Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2017.

BULTMANN, Rudolf. Jesus Cristo e Mitologia. Tradução de Daniel Costa. 1ª edição. São Paulo: Fonte Editorial, 2000.

CALVANI, Carlos Eduardo. A fronteira é o melhor lugar para adquirir conhecimento – circunstâncias históricas e pessoais da formação de Tillich. Estudos de Religião, v. 30, n. 3, 2016, p.165-188.

CARVALHO, G. A interpretação da simbólica da queda em Paul Tillich: Um estudo em hermenêutica teológica. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião / Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2007.

DANZ, C. Die Religion in der Kultur. Karl Barth und Paul Tillich über die Grundlagen einer Theologie der Kultur. In: DANZ, C .; SCHÜßLER, W. (Hrs.). Paul Tillichs Theologie der Kultur: Aspekte, Probleme, Perspektiven. Berlim; Boston: Walter de Gruyter GmbH & Co. KG, 2011, p. 211-227.

FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. Tradução José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1999.

GOTO, T. A. O fenômeno religioso: Fenomenologia em Paul Tillich. São Paulo: Paulus, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Phänomenologie des religiösen Lebens. Gesamtausgabe 60. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995a.

HEIDEGGER, Martin. Ontologie. Hermeneutik der Faktizität. Gesamtausgabe 63. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995b.

HEIDEGGER, Martin. Marcas do Caminho. Petrópolis: Vozes, 2008.

HIGUET, Etienne A. Os métodos da filosofia da religião de Paul Tillich. Revista Eletrônica Correlatio, n. 20, 2011, p. 27- 41.

HUSSERL, E. Ideas relativas a una fenomenología pura y una filosofía fenomenológica. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1949.

KELM, Thiago Rafael Englert. Implicações da teoria da intencionalidade da consciência de Edmund Husserl para o desenvolvimento da teologia da cultura em Paul Tillich. In: TADA, Elton Sadao; SOUZA, Vitor Chaves (Org.). Paul Tillich e a Linguagem da Religião. Santo André: Kapenke, 2018.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Fenomenologia da experiência religiosa. In: CRUZ, Eduardo R. & MORI, Geraldo de. Teologia e Ciências da religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2011.

MUELLER, E. R. Entre a religião e seu conceito: Questões fundamentais da filosofia da religião em Paul Tillich nos anos 20. Numen – Revista de estudos e pesquisa da religião, v. 9, n. 1, 2006.

TILLICH, P. Dinâmica da Fé. [1957] 6a ed. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1985.

TILLICH, P. Filosofía de la religión. [1925] Buenos Aires: La Aurora, 1973.

TILLICH, P. La dimensión perdida: Indigencia y esperanza de nuestro tiempo. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1970.

TILLICH, P. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte editorial, 2009.

TILLICH, P. Teologia Sistemática. [1951] 6a ed. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2014.

TILLICH, P. No Limite. São Paulo: Fonte Editorial, 2016.

TILLICH, P. Perspectivas da teologia protestante nos séculos XIX e XX. 2ª ed. São Paulo: ASTE, 1999.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes; SILVA, Henrique Nilo da. A INTUIÇÃO FENOMENOLÓGICA E SUA APLICAÇÃO À ANÁLISE DA RELIGIÃO EM PAUL TILLICH. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 13, n. 32, p. 197–223, 2022. DOI: 10.25247/paralellus.2022.v13n32.p197-223. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2125.. Acesso em: 28 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

131-140 de 492

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.