ESTRATÉGIA DE INTERAÇÕES EFETIVAS TRANSABERES: UMA ANÁLISE COM BASE NA CIÊNCIA PÓS-NORMAL E NO PRINCÍPIO PLURALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p013-033

Palavras-chave:

Conhecimento, Transdisciplinaridade, Complexidade, Pluralismo.

Resumo

A pesquisa que ora relatamos baseou-se em teorias de diversas áreas do conhecimento humano — Arte, Ciência, Filosofia e Religião — que tivessem em comum a busca por mudanças estruturais na sociedade contemporânea, compatíveis com a complexidade dos problemas atuais. Nosso objetivo foi propor uma estratégia dialógica de interações entre os agentes do saber, focada na solução de problemas. Usamos a teoria da Transdisciplinaridade, de base filosófica, a Ciência Pós-Normal, científica, e o Princípio Pluralista, de origem teológica, para compor a Estratégia de Interações efetivas Transaberes. O presente artigo também introduz o conceito de Transaberes, como movimento dialógico entre os Saberes, Fazeres e Poderes da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Claudio de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF
    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor-visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (acompanhou a produção do texto).
  • Bobiquins Estevão de Mello, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC, da Universidade Federal de Santa Catarina (autor do texto)

     

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Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

RIBEIRO, Claudio de Oliveira; DE MELLO, Bobiquins Estevão. ESTRATÉGIA DE INTERAÇÕES EFETIVAS TRANSABERES: UMA ANÁLISE COM BASE NA CIÊNCIA PÓS-NORMAL E NO PRINCÍPIO PLURALISTA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 29, p. 013–033, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n29.p013-033. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1873.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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