E HAJA DEUS: CAPITALISMO, RELIGIÃO E A CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO CONQUISTADOR NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129

Palavras-chave:

Comunicação, Religião, Capitalismo, Consumo, Performance.

Resumo

Neste artigo propomos, por meio de revisão bibliográfica, uma reflexão teórica sobre as transformações do capitalismo e a maneira como a ética protestante incorporou o espírito capitalista na sociedade de hiperconsumo. Constatamos que na contemporaneidade a vida cotidiana é convertida em uma aventura competitiva onde o apelo a autonomia e ao governo de si são competências essenciais para se obter sucesso. Isso dá origem à figura do indivíduo conquistador e seu correlato, o indivíduo incerto. É nesta lacuna entre o ser e o desejo ser que a religião atua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronivaldo Moreira de Souza, Universidade Paulista, UNIP
    Doutor em Comunicação Social, mestre em Ciências da Religião. Pós-doutorando em Comunicação. Pesquisador da intersecção entre mídia, religião e consumo. E-mail: ronivaldomds@gmail.com.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BENDASSOLLI, Pedro F..O culto da performance como resposta à crise da ontologia do trabalho. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.

BIRMAN, Joel. Muitas felicidades? O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FILHO, Freire João (Org). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CASAQUI, Vander. A inspiração como forma comunicacional do capitalismo “cool”. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). São Paulo, 2016. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0837-1.pdf>.

EHRENBERG, Alain. L’individu incertain. Paris: Calmann-Lévy, 1995.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MCGUIGAN, Jim. Do populismo cultural ao capitalismo legal. In: Revista Contracampo, v. 28, n. 3, ed. dez-­‐mar, ano 2013. Niterói: Contracampo, 2013. Pags: 5-25.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WOOD Jr., Thomaz; DE PAULA, Ana Paula Paes. O culto da performance e o indivíduo S.A.. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

SOUZA, Ronivaldo Moreira de. E HAJA DEUS: CAPITALISMO, RELIGIÃO E A CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO CONQUISTADOR NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 26, p. 113–129, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1552.. Acesso em: 30 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

161-170 de 461

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.