Memória em ação: a importância do Museu, da preservação e utilização da memória no espaço escolar *
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p416-426Palavras-chave:
Museu. Memória. Educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de trabalho de pesquisa realizado no Ensino Médio Politécnico, na disciplina de seminário integrado. O mesmo discute e problematiza os museus como guardiões da memória local e a sua utilização como ferramenta de ensino e inspiração para a preservação da memória no espaço escolar. O estudo se baseia em uma observação de dois museus municipais, localizados nos municípios de Sapiranga e Nova Hartz, na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Através deles, procurou perceber as diferentes formas que são utilizadas para a conservação das memórias locais e como os mesmos utilizam seu “poder simbólico” para significar as práticas dessas comunidades. Da mesma maneira, se pensa quais as possibilidades de estabelecer relações entre o museu e a escola e se ressalta a importância do espaço escolar como local de preservação da memória daquela comunidade que essa escola representa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.