A obra de ficção científica duna e a Idade Média: a utilização da literatura como incentivo para o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n13.p275-292Palavras-chave:
Duna. Medievalismo. Ensino. Inovação.Resumo
O objetivo primordial deste trabalho é interligar uma obra literária de ficção científica, Duna de Frank Herbert, com o incentivo ao ensino de História, especificamente em se tratando do período histórico medieval. Apesar de ser uma obra ficcional, Duna possui diversos elementos e influências que abarcam várias características inerentes ao período medievo, como o feudalismo, a fragmentação política, crendices, ascensão de uma nova religião encabeçada
por um profeta, messianismo e controle econômico e social perpetrado por guildas/corporações. A proposta para construção do trabalho se embasa na pesquisa bibliográfica por intermédio de livros enfocados no período medieval e em análise documental. Dessa forma, torna-se interessante expor que ao ligar o ensino de História com o fomento à leitura de um clássico da ficção científica, estimula-se a prática pedagógica inovadora ensejada dentro de ambientes acadêmicos.
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