Como o negro aparece? Formulações gerais sobre a presença do negro nos livros didáticos de história do Ensino Médio

Autores/as

  • Humberto Rafael de Andrade Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p245-254

Palabras clave:

Livros didáticos. Imagem. História afro-brasileira. Relações étnico-raciais.

Resumen

O trabalho tem como objetivo analisar a iconografia relacionada à temática afrobrasileira nas dezenove coleções aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, nos anos de 2012 a 2014. Para isso, procedeu-se a catalogação das imagens em Microsoft Excel identificando seus aspectos materiais (as informações que o livro fornece da imagem) e de contexto (localização da imagem no interior da publicação, relação da imagem com o texto verbal, além de observações feitas sobre peculiaridades das coleções).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Humberto Rafael de Andrade Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
    Licenciado em história pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Acervos e Livros Didáticos (Labdidática) da Fundação Joaquim Nabuco/MEC. Mestrando pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2016-11-02

Cómo citar

SILVA, Humberto Rafael de Andrade. Como o negro aparece? Formulações gerais sobre a presença do negro nos livros didáticos de história do Ensino Médio. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 245–254, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n5.p245-254. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/690.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

141-150 de 255

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.