Nas Páginas de um Periódico Escolar: Processos de Escolarização e Práticas Educativas da Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha – POA/RS (1950-1983)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20245-255Palabras clave:
Processos de escolarização, ensino técnico comercial, periódicos escolares.Resumen
Este trabalho analisa os processos de escolarização e práticas educativas da Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As fontes utilizadas são reportagens produzidas pelo periódico escolar O Clarim, com temáticas referentes ao ensino téc-nico. O estudo particular da instituição é articulado ao contexto geral onde ela está inserida, mos-trando a importância da criação de vínculos profissionais entre os alunos formados. As metodolo-gias empregadas consistem na análise de periódicos e na análise de discursos. Os conceitos teóri-cos perpassam o campo da História e da História da Educação.
Abstract:
This paper analyzes the schooling processes and educational practices of the Escola Técnica Comercial of Colégio Farroupilha from Porto Alegre (1950-1983). The sources used are reports produced by the school journal O Clarim, with subjects related to technical education. The particular study of the institution is articulated to the general context in which it is inserted, showing the importance of creating professional ties among graduates. The employed methodologies consist in the analysis of journals and analysis of speeches. The theoretical concepts permeate the field of History and History of Education.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.