Autores/as

• Rodrigo Luis dos Santos UNISINOS-RS

DOI:

Palabras clave:

Imigrantes alemães, inserção social, preconceito étnico.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar como o escritor Clodomir Vianna Moog estabelece a construção da imagem do imigrante e descendente não vinculado de forma opcional à sociedade brasileira, através do romance Um rio imita o Reno, de 1938. Também se pretende apontar as bases que Vianna Moog utilizou para a concepção de seu livro, tanto da construção literária da cidade onde se desenvolve a história, Blumental, como na construção do enredo e de alguns personagens, vinculados, possivelmente, com alguns agentes históricos que atuaram nas décadas de 1930 e 1940.

Abstract:

This article aims to analyze how the writing Clodomir Vianna Moog establishes the construction of the image of the immigrant and descendant unbounded optionally Brazilian society through the novel Um rio imita o Reno, 1938. Also seeks to point out bases that Vianna Moog used to design your book, both literary construction of the city where the story develops, Blumental, as in the construction of the plot and some characters, linked possibly with some historical actors who acted in the decades of 1930 to 1940.

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

• Rodrigo Luis dos Santos, UNISINOS-RS
    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013). Cursando o mestrado em História na mesma instituição (bolsista FAPERGS/CAPES). Vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS. Possui experiência como professor no Ensino Fundamental. Atua como historiador voluntário no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL). Integrante, na qualidade de estudante, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É associado à Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB). Tem interesse e atua nas seguintes áreas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; museus, acervos e arquivos documentais e históricos.

2015-04-30

Número

ARTÍCULOS TEMÁTICOS GRATIS

Cómo citar

SANTOS, Rodrigo Luis dos. Clodomir Vianna Moog e a não integração do grupo étnico alemão no Brasil Estadonovista: uma análise a partir da construção do romance Um rio imita o Reno. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 2, p. p. 192–205, 2015. DOI: 10.25247/hu.2014.v1n2.pp. 192-205. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/393.. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artículos similares

1-10 de 109

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.