A revista Peleja: História e desenvolvimento de um periódico acadêmico nos sertões pernambucanos (1979 – 1984)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n13.p293-305Palabras clave:
PELEJA. FAFOPA. Universo acadêmico. Ensino superior.Resumen
Neste artigo, realizamos uma análise a respeito do processo de formação da Revista PELEJA, enquanto espaço de difusão e sociabilidades intelectuais do meio acadêmico de Arcoverde e região, além de compreendê-la na qualidade de porta-voz institucional da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (FAFOPA). Esta revista foi idealizada no final da década de 1970, quando a FAFOPA comemorava o seu primeiro decênio. Por trás desta
dimensão comemorativa, a revista circunscrevia-se também, enquanto veículo preocupado em divulgar as produções acadêmicas da IES, elaboradas pelos seus professores. A escolha do título demonstra, também, a compreensão que os idealizadores da revista possuíam
a respeito do seu papel e lugar no cenário de promoção do ensino superior no interior de Pernambuco, uma vez que o título não remetia à compreensão de Peleja como sinônimo de poesia popular do Nordeste, mas às dificuldades que se apresentavam aos professores da
IES na implantação do ensino superior nos sertões pernambucanos. Adotamos como orientação para o artigo, reconstruir o processo de organização da revista e analisar alguns artigos publicados no periódico, observando os interesses acadêmicos que se encontravam expressos no universo acadêmico da Fafopa entre 1979 à 1984.
Descargas
Referencias
AMORIM, Helder Remigio. Entre a Mercearia e o supermercado: memórias e práticas comerciais no Portal do Sertão. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional), Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
BASTOS, Elide Rugai. Et all. Intelectuais: sociedade e política. São Paulo: Cortez, 2003.
BOAVENTURA, EM. Origem e formação do sistema estadual de educação superior da Bahia. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 45-78.
BLOCH, Marc. Apologia a História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
BURKE, Peter. A escrita da História. 4.ed. São Paulo: UNESP, 1992.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas públicas. n. 21, p. 212-259, 2000. Disponível em: <http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper21.pdf>
LIMA, Luciana Leite; D’ASCENZI, Luciano. Implementação de políticas Públicas: perspectivas analíticas. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 21, n. 48, p. 101-110, 2013.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. IN: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, p.111-153.
PAIVA, Eduardo França Paiva. História & Imagens. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SIRINELLI, Jean François. Os intelectuais. In: REMOND, Rene. Por uma História Política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/FGV, 2014. p.231-262.
SARAVIA, E. Introdução à teoria da política pública, In: FERRAREZI, E. (Orgs.). Políticas Públicas. ENAP, v. 1, p. 21-42, 2006.
SOUZA, Celina. “Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 18, n. 51, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v18n51/15983.pdf>
SILVA, Augusto César Acioly Paz. A fundação da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1969-1980): memórias, cotidiano e histórias. IN: SILVA, Augusto César Acioly Paz. Cadernos de Pesquisas em Cultura Política, Educação e Diferenças (vol. 01). Arcoverde: Oxente, 2019. p.13-28.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.