Matrimônio e Dote: alicerces sociais de uma elite de Antigo Regime
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p153-168Palavras-chave:
Dote. Alianças matrimoniais. Redes familiares.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias matrimoniais e de concessão de dotes empregadas pela elite da região de Guarapiranga (MG), entre 1715 e 1790, com a finalidade de se ascender social, econômica e politicamente. Próximo ao efervescente núcleo minerador da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, seus habitantes aproveitavam da possibilidade de angariar prestígio e sucesso econômico através da exploração aurífera, além da agricultura e pecuária, sem desatender o estabelecimento de um bom laço matrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.