MAIS UMA COMPETÊNCIA?
O LUGAR DA ATITUDE HISTORIADORA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n20.p173-198Palavras-chave:
Atitude Historiadora, BNCC, Competência, Ensino de História, História dos ConceitosResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata o conceito de Atitude Historiadora. Nossa intenção é mostrar os fundamentos epistemológicos que envolvem o termo e as situações no currículo em que essa ação é mobilizada. Para tal, metodologicamente, utilizamos a estratégia da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Além disso, por se tratar de um termo desconhecido na cultura escolar, a pesquisa se propôs a fazer um levantamento na produção historiográfica acadêmica e escolar para saber como o conceito Atitude Historiadora aparece nas publicações desenvolvidas entre 2013 e 2023.; Em seguida, após essa busca pelo conceito Atitude Historiadora, o movimento foi de cotejamento, buscando identificar relações existentes entre a definição historiográfica e a definição escolar/curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalhou se ancora nas reflexões de “ensino e aprendizagem em História” de Circe Bittencourt (2008), na “análise e história dos conceitos” de Reinhart Koselleck (1992) e no conceito de “competência” apresentado por Philippe Perrenoud (2000) e Thomas Durand (2000). Os resultados da pesquisa mostram a intenção da BNCC de simplificar o sentido das atitudes – designadas como identidade, comportamentos e vontade para fazer –, como sendo referentes apenas à ação de pôr em prática as habilidades desenvolvidas e favorecer uma leitura tecnicista dos seus conteúdos.
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