CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR
O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n21.p342-359Palavras-chave:
Segregação Escolar, Direitos Civis, The Journal of Negro Education, Charles Henry Thompson, História da EducaçãoResumo
Nos Estados Unidos, o campo educacional foi palco de uma intensa luta pelos direitos civis da população negra durante a Era da Segregação (1877-1963). Durante esse período, os negros no Sul tiveram a cidadania negada. Na educação, os resultados dessa política segregacionista refletiam em escolas para negros com poucos recursos e desigualdade salarial entre professores negros e brancos. Parte da intelectualidade negra acreditava que a melhor forma de diminuir a desigualdade era acabando com as escolas segregadas. As ações judiciais junto aos tribunais estadunidenses foi uma das formas de atacar a segregação. Essa estratégia encabeçada pela National Association for Advancement of Colored People (NAACP) contou com o apoio do Journal of Negro Education (JNE). Fundado em 1932 por Charles H. Thompson, o JNE pretendia disseminar, discutir e promover a educação dos negros norte-americanos. O anuário de 1935 do JNE foi uma edição especial dedicada as ações judiciais junto aos tribunais como estratégia para mitigar as diferenças educacionais entre negros e brancos. Diversos intelectuais negros do campo pedagógico contribuíram com a publicação, entre radicais e conservadores. Este artigo afirma que, apesar da pretensa pluralidade de ideias proposta pela edição, a representação que prevalece é a do editor Charles H. Thompson. Isso ocorre por meio do protocolo de leitura sugerido através da organização material da revista. O objetivo de Thompson era ganhar o apoio da opinião pública para as ações promovidas pela NAACP.
Downloads
Referências
BOND, Horace Mann. The Extent and Character of Separate Schools in the United States. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 321-27. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291870.
BUNCHE, Ralph J. A Critical Analysis of the Tactics and Programs of Minority Groups. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 308-20. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291869.
CATANI, D. B. A Imprensa Periódica Educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, 10 (20), 1996, 115-130.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
DU BOIS, W. E. Burghardt. Does the Negro Need Separate Schools? The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 328-35. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291871.
EDWARDS, Newton. A Critique: The Courts and the Negro Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 442-55. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291879.
FRAZIER, E. Franklin. The Status of the Negro in the American Social Order. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 293-307. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291868.
FRONT MATTER. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935). Accessed July 18, 2021. https://www.jstor.org/stable/2291866.
HUBBARD, Maceo W.; ALEXANDER, P. Raymond. Types of Potentially Favorable Court Cases Relative to the Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 375-405. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291874.
PETERSON, Gladys Tignor. The Present Status of the Negro Separate School as Defined by Court Decisions. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 351-74. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291873.
RAY, Louis. Charles H. Thompson: Policy Entrepreneur of the Civil Rights Movement. Maryland: Fairleigh Dickinson University Press, 2014.
RECTOR, Theresa L. A. My Time With "The Journal of Negro Education". The Journal of Negro Education Vol. 76, No. 3, Celebrating the Legacy of “The Journal”: 75 Years of Facilitating Excellence in Black Education (Summer, 2007), p. 402-407. Acesso em: 25/05/2020.
THOMPSON, Charles H. Court Action the Only Reasonable Alternative to Remedy Immediate Abuses of the Negro Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 419-34. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291877.
THOMPSON, Charles H. Editorial Note. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 289-92. Accessed July 18, 2021. https://www.jstor.org/stable/2291867.
WILLIANS, W. T. B. Court Action by Negroes to Improve Their Schools a Doubtful Remedy. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 435-41. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291878.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 HISTÓRIA UNICAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.














A História Unicap está licenciada com uma licença