Transformação histórica da educação escolar indígena no Brasil: da política integracionista do século XX à interculturalidade?

Autores

  • Simone Siqueira Campos Rebouças Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n14.p482-494

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Integracionismo e interculturalidade, Transformação histórica.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as influências do Integracionismo vigente durante o século XX sobre o sistema de educação escolar indígena (EEI) na atualidade. Pretende-se compreender como vem sendo desenvolvida a política educacional em favor das comunidades indígenas, em especial diante das disposições contidas na Constituição Federal de 1988, na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho e na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Partindo da hipótese de que não é possível afirmar a completa superação da teoria integracionista e a efetiva implementação das concepções pluriétnica e intercultural no plano da educação, deu-se ênfase a levantamentos bibliográficos e documentais para apresentar, ao final, as principais dificuldades práticas que persistem nesse contexto.

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Biografia do Autor

  • Simone Siqueira Campos Rebouças, Universidade Católica de Pernambuco
    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH-UNICAP). Especialização em Direito Público pelo Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade INESP. Membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares em História Social.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

REBOUÇAS, Simone Siqueira Campos. Transformação histórica da educação escolar indígena no Brasil: da política integracionista do século XX à interculturalidade?. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 482–494, 2020. DOI: 10.25247/hu.2020.v7n14.p482-494. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1760.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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