Medellín, 50 anos: uma Igreja "em saída"
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n2.p240-261Parole chiave:
Igreja. Pobres. Medellín. Profetismo.Abstract
A realização da II Conferência Geral do Episcopado da América Latina, na cidade de Medellín, marcou a história da Igreja latino-americana. Responsável pela atualização do Concílio Vaticano II para a América Latina, essa Conferência ousou ir um pouco mais longe. Ela retomou o desejo do Papa João XXIII, que queria uma "Igreja dos pobres", e vimos surgir uma Igreja encarnada na realidade de seu continente, a partir de uma nova ação pastoral e de um novo modo de fazer teologia. Hoje, com o Papa Francisco, vislumbramos o resgate do profetismo de uma tradição eclesial libertadora protagonizada pela América Latina. Para a nossa reflexão teremos, como auxílio bibliográfico, em especial, os documentos das Conferências Episcopais na América Latina e a Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium. Queremos destacar que encontramos no pontificado de Francisco, fundamentada em uma nova experiência de ação evangelizadora, o convite para que tenhamos uma Igreja "em saída", um novo vigor para a retomada do profetismo e a ação libertadora na vida e na missão da Igreja na América Latina e, porque não, para o mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AQUINO JÚNIOR, F. de. “Uma Igreja pobre e para os pobres”. Convergência49 (2014), p.349-364.
AQUINO JÚNIOR, F. de. Igreja dos pobres. Do Vaticano II a Medellín e aos dias atuais. REB, v. 288, ano 2012. p. 807-830.
AQUINO JÚNIOR, F. de. Nas periferias do mundo: fé, Igreja, sociedade. São Paulo: Paulinas, 2017.
CELAM. Conclusões de Medellín. São Paulo: Paulinas, 1987.
CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulinas, 2007.
CELAM. Documento de Puebla: conclusões da Conferência de Puebla — Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1986.
CELAM. Santo Domingo: conclusões da IV Conferência do Episcopado Latinoamericano. São Paulo: Paulinas, 1992.
CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DE MEDELLÍN. Trinta anos depois, Medellín é ainda atual? São Paulo: Paulinas, 2010.
CONSTITUIÇÃO GAUDIUM ET SPES. In: Documentos do Concílio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. São Paulo: Paulus, 2001.
DISCURSO DE PAULO VI, em Bogotá, na Celebração Eucarística do Dia do Desenvolvimento, 23 de agosto de 1968 In: http://w2.vatican.va/content/paul-vi/es/homilies/1968/documents/hf_p-
vi_hom_19680823.html.
ELLACURÍA, I. “Pobres”. In: Escritos Teológicos II. San Salvador: UCA, 2000. p. 171-192.
FERRARO, Benedito. Pobreza da Igreja. In: MANOEL G.; AQUINO J. (org). 50 anos de Medellín: revisitando os textos, retomando o caminho. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 246-266.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.
JOÃO XXIII, Papa. "Mensagem radiofônica a todos os fieis católicos, a um mês da abertura do Concílio". In: Concílio Vaticano II. Mensagens, discursos e documentos. São Paulo: Paulus, 2001.
KLOPPENBURG, Boaventura (org). Concílio Vaticano II. Vol. V. Quarta sessão. Petrópolis: Vozes, 1996.
LOURENÇO, Vitor Hugo. Revista Cultura Teológica, ano XXV, n. 89, 2017.
PALÁCIO, C. “Trinta anos de teologia na América Latina: um depoimento”. In: SUSIN, L. C. (org.). O mar se abriu: trinta anos de teologia na América Latina. São Paulo: Loyola, 2000. p. 51-64.
PAULO VI, Papa. A evangelização no mundo contemporâneo: Evangelli Nuntiandi. São Paulo: Loyola, 1976.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).