A ação do Espírito Santo na pessoa, na Igreja e no mundo
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2022.v5n2.p227-231Mots-clés :
Espírito Santo, Pessoa, IgrejaRésumé
Tornou-se comum falar de um “esquecimento do Espírito” na teologia ocidental. E a tomada de consciência desse déficit peneumatológico está intrinsecamente vinculada à recuperação da centralidade do Espírito Santo na vida e missão da Igreja no Concílio Vaticano II. Não apenas pelas inúmeras referências explícitas que faz ao Espírito Santo, mas sobretudo pela centralidade que confere ao Espírito na vida e missão da Igreja e na obra da salvação como um todo. Não por acaso, João XXIII falava do Concílio Vaticano II como um “novo pentecostes” para a Igreja.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Sem referências
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Francisco Aquino Júnior 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).