A questão da família na perspectiva LGBTQI+
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2021.v4n2.p398-420Mots-clés :
Família, Sociedade civil, Pastoral, AcolhimentoRésumé
Este texto objetiva apresentar uma reflexão sobre a família no contexto da comunidade LGBTQI+. Trata-se de compreender a diversidade de situações familiares presentes no Brasil atual. A Comunidade LGBTQI+ se insere num amplo leque de comportamentos oriundos de novas realidades socioeconômicas, políticas e tecnológicas. O texto aponta para a necessidade de acolhimento, acompanhamento, discernimento, educação e integração destas famílias na sociedade civil e nas pastorais das Igrejas.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CANOSA, A.C., ZACHARIAS, R., KOELLER, S.MF., Sexualidades e Violências: um olhar sobre a banalização da violência no campo da sexualidade. São Paulo: Idéias&letras, 2019.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. Brasília: Edições CNBB, 2013. N. 102.
CORREIA LIMA, L. (Org.) Teologia e Sexualidade: portas abertas pelo Papa Francisco. Rio de Janeiro: Educam/Editora reflexão/ Centro Alceu Amoroso Lima, 2015.
FLORES, G., Matrimonio e Família. São Paulo: Paulinas, 2008.
GENOVESI, V. J., Em busca do Amor: moralidade católica e sexualidade humana. São Paulo: Loyola, 2008.
JUNG, P. B., CORAY, J.A., Diversidade Sexual e Catolicismo: para o desenvolvimento da teologia moral. São Paulo: Loyola, 2005.
PAPA FRANCISCO, Amoris Laetitia. Carta Encíclica pós-sinodal. Brasília: edições CNBB, 2016.
TRASFERETTI, J. A., A Lógica Inclusiva do Evangelho. In ZACHARIAS, R., CASTRO MILLEN M.I., A Moral do Papa Francisco: um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Santuário, 2020, pp 331-356.
TRASFERETTI, J.A., LEERS., Homossexuais e Ética Cristã. Campinas: Editora Átomo, 2002.
TRASFERETTI, J.A., Deus por onde Andas? Campinas: editora Alínea, 1999.
TRASFERETTI, J.A., Teologia e Sexualidade: um ensaio contra a exclusão moral. Campinas: Editora Átomo, 2004.
TRASFERETTI, J.A., GOMES, A., Homossexualidade: orientações formativas e pastorais. São Paulo: Paulus, 2011.
TRASFERETTI, J.A., ZACHARIAS, R., COELHO, M.M., Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização. São Paulo: Paulus, 2021.
VIDAL, M., Moral Cristã em tempos de relativismos e fundamentalismos. Aparecida: santuário, 2007.
VIDAL M., Matrimonio: entre o ideal cristão e a fragilidade humana. Aparecida: Santuário, 2007.
VIDAL, M., Sexualidade e Condição homossexual na Moral Cristã. Aparecida: Santuário, 2008.
ZACHARIAS, R., Amoris Laetitia: Um “sim’ radical à Pastoralidade da Teologia Moral. Perspectiva Teológica., Belo Horizonte, v. 53, n.1. 17-39, jan/abr. 2021.
ZACHARIAS, R., CASTRO MILLEN M.I., A Moral do Papa Francisco: um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Santuário, 2020.
ZACHARIAS, R., Ética e Direitos Sexuais. São Paulo: idéias&letras, 2021.
ZACHARIAS, R., CANOSA, A.C., KOEHLER, S.M.F. Sexualidades e Violências. São Paulo: Idéias&letras, 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright José Antônio Trasferetti 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).