A questão da família na perspectiva LGBTQI+
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2021.v4n2.p398-420Palavras-chave:
Família, Sociedade civil, Pastoral, AcolhimentoResumo
Este texto objetiva apresentar uma reflexão sobre a família no contexto da comunidade LGBTQI+. Trata-se de compreender a diversidade de situações familiares presentes no Brasil atual. A Comunidade LGBTQI+ se insere num amplo leque de comportamentos oriundos de novas realidades socioeconômicas, políticas e tecnológicas. O texto aponta para a necessidade de acolhimento, acompanhamento, discernimento, educação e integração destas famílias na sociedade civil e nas pastorais das Igrejas.
Downloads
Referências
CANOSA, A.C., ZACHARIAS, R., KOELLER, S.MF., Sexualidades e Violências: um olhar sobre a banalização da violência no campo da sexualidade. São Paulo: Idéias&letras, 2019.
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. Brasília: Edições CNBB, 2013. N. 102.
CORREIA LIMA, L. (Org.) Teologia e Sexualidade: portas abertas pelo Papa Francisco. Rio de Janeiro: Educam/Editora reflexão/ Centro Alceu Amoroso Lima, 2015.
FLORES, G., Matrimonio e Família. São Paulo: Paulinas, 2008.
GENOVESI, V. J., Em busca do Amor: moralidade católica e sexualidade humana. São Paulo: Loyola, 2008.
JUNG, P. B., CORAY, J.A., Diversidade Sexual e Catolicismo: para o desenvolvimento da teologia moral. São Paulo: Loyola, 2005.
PAPA FRANCISCO, Amoris Laetitia. Carta Encíclica pós-sinodal. Brasília: edições CNBB, 2016.
TRASFERETTI, J. A., A Lógica Inclusiva do Evangelho. In ZACHARIAS, R., CASTRO MILLEN M.I., A Moral do Papa Francisco: um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Santuário, 2020, pp 331-356.
TRASFERETTI, J.A., LEERS., Homossexuais e Ética Cristã. Campinas: Editora Átomo, 2002.
TRASFERETTI, J.A., Deus por onde Andas? Campinas: editora Alínea, 1999.
TRASFERETTI, J.A., Teologia e Sexualidade: um ensaio contra a exclusão moral. Campinas: Editora Átomo, 2004.
TRASFERETTI, J.A., GOMES, A., Homossexualidade: orientações formativas e pastorais. São Paulo: Paulus, 2011.
TRASFERETTI, J.A., ZACHARIAS, R., COELHO, M.M., Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização. São Paulo: Paulus, 2021.
VIDAL, M., Moral Cristã em tempos de relativismos e fundamentalismos. Aparecida: santuário, 2007.
VIDAL M., Matrimonio: entre o ideal cristão e a fragilidade humana. Aparecida: Santuário, 2007.
VIDAL, M., Sexualidade e Condição homossexual na Moral Cristã. Aparecida: Santuário, 2008.
ZACHARIAS, R., Amoris Laetitia: Um “sim’ radical à Pastoralidade da Teologia Moral. Perspectiva Teológica., Belo Horizonte, v. 53, n.1. 17-39, jan/abr. 2021.
ZACHARIAS, R., CASTRO MILLEN M.I., A Moral do Papa Francisco: um projeto a partir dos descartados. Aparecida: Santuário, 2020.
ZACHARIAS, R., Ética e Direitos Sexuais. São Paulo: idéias&letras, 2021.
ZACHARIAS, R., CANOSA, A.C., KOEHLER, S.M.F. Sexualidades e Violências. São Paulo: Idéias&letras, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Antônio Trasferetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).