Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p1-3Palabras clave:
Abertura, Dossiê, TeologiaResumen
José Comblin (1923-2011) é uma das referências mais importantes da teologia no Brasil e no conjunto da América Latina. Sua formação europeia clássica, seu instinto missionário, seu perspicaz senso da realidade, seu empenho no discernimento dos “sinais dos tempos”, seu compromisso com os pobres e a transformação da sociedade, sua dedicação à formação teológico-pastoral em diferentes lugares e ambientes, seu aguçado e penetrante senso crítico, sua ampla produção teológica e seu intenso envolvimento com o processo de renovação conciliar da Igreja latino-americana explicam a importância e o impacto da vida e obra desse José que se fez nordestino, armou sua barraca entre nós e, daqui do Nordeste brasileiro, ajudou a pensar e gestar uma nova forma de fazer teologia: “reflexão crítica da práxis histórica à luz da Palavra”, diria Gustavo Gutiérrez; teologia com “cheiro de povo e de rua”, com “gosto de carne e de povo”, diria Francisco.
Descargas
Referencias
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Apresentação. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 1, p. 1–3, 2025. DOI: 10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/3298.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Francisco de Aquino Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



















