A cidade da justiça e a cidade fiel
uma análise de Isaías 1,21-26
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pPalabras clave:
Isaías, Órfão, Viúva, Justiça, JerusalémResumen
A perícope de Is 1,21-26 contém uma crítica ácida do profeta Isaías ao funcionalismo estrutural da cidade de Jerusalém e, com isso, ele atinge de forma direta a monarquia e o rei. O texto bíblico apresenta uma perspectiva de alto teor teológico e social. A elite social de Jerusalém aliou-se ao poder político, de modo que os processos judiciais estavam sendo manipulados por aqueles que dominavam a circulação da economia na cidade. Com isso, o texto bíblico aborda de modo específico a exploração e marginalização do órfão e da viúva na cidade. O objetivo geral desta pesquisa considerou a análise teológica e social da exploração e desumanização existente na capital de Judá, a cidade de Jerusalém, no período histórico do VIII a. C., período em que Isaías atuou como profeta. Desse modo, a pesquisa focou a urgente necessidade de humanização, para que a sociedade possa consolidar a solidariedade aos mais fracos e pobres.
Descargas
Referencias
ASURMENDI, Jesús M. Isaías 1-39. 2° edición. Estella: Verbo Divino, 1981.
BAKER, David W.; ARNOLD, Bill T. Faces do Antigo Testamento: um exame das pesquisas recentes. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
BROWN, Raymond E.; FITZMYER, Joseph A.; MURPHY, Roland E. Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Antigo Testamento. São Paulo: Academia Cristã; Paulus, 2007.
CRABTREE, A. R. A profecia de Isaías capítulos 1-39: Texto, Exegese e Exposição, Volume I. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1967.
DÍAZ, José Luis Sicre. Introdução ao profetismo bíblico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
EICHRODT, Walther. Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2004.
FOHRER, Georg. História da Religião de Israel. São Paulo: Academia Cristã/Paulus, 2012.
FRIZZO, Antonio Carlos; Lima, Maria de Lourdes Corrêa. A Trilogia Social: estrangeiro, órfão e viúva no Deuteronômio e sua recepção na Mishná. Rio de Janeiro, 2009. 235 p. Tese de Doutorado – Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
HARRIS, R. Lair; ARCHER, Gleason L. Jr.; WALTKE, Bruce. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
HESCHEL, Abraham J. Los Profetas: El Hombre y su Vocacion. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1984.
MARQUES, Mariosan de Souza; SILVA, Rosemary Francisca Neves. Direito e Justiça na Teologia do Proto-Isaías. Estudos Bíblicos, vol. 35, n. 139, p. 288-300, jul/set 2018.
MOTYER, J. Alec. O Comentário de Isaías. São Paulo: Shedd Publicações, 2016.
OSWALT, John N. Comentário do Antigo Testamento – Isaías Volume 1 – Capítulos 1-39. São Paulo: Cultura Cristã: 2011.
PRICE, Ross E.; GRAY, C. Paul; GRIDER, J. Kenneth; SWYM, Roy E. Comentário Bíblico Beacon: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
RAMIS, Francesc. Isaías 1-39: Comentarios a la Nueva Biblia de Jerusalén. Bilbao España: Desclée, 2006.
RIDDERBOS, Jan. Isaías: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.
RIVAS, Pedro Jaramillo. La Injustiça y la Opresión em el Lenguage Figurado de Los Profetas. Estella: Verbo Divino, 1992.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Do centro para a periferia: o caso da vocação do profeta Isaías. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 336-345, 2021.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Os profetas: vocação para a liberdade e solidariedade. São Paulo: Paulus, 2018.
SBRANA, Lélia Yole. Justiça ao Órfão: um ensaio sobre o órfão na profecia a partir de Isaías 1,10-17. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
SCHWANTES, Milton. A Cidade da Justiça: Estudo Exegético de Is 1.21-28. Estudos Teológicos, v. 22, p. 1-44, 1982.
SCHWANTES, Milton. O direito dos pobres. São Leopoldo; São Bernardo do Campo: Oikos; Editeo, 2013.
SICRE, José Luis. Introducción al Antiguo Testamento. 7a edición. Estella (Navarra): Verbo Divino, 2000.
VERMEYLEN, Jacques. O livro de Isaías: uma catedral literária. São Paulo: Loyola, 2019.
WALTKE, Bruce. Teologia do Antigo Testamento: uma abordagem exegética, canônica e temática. São Paulo: Vida Nova, 2015.
WILSON, Robert. R. Profecia e sociedade no Antigo Israel. 2. ed. rev. São Paulo: Targumin; Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Luiz Alexandre Solano Rossi, Guilherme Kleinibing
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).