Reginaldo Veloso: a Teologia como inserção profética
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2022.v5n2.p467-481Palabras clave:
Teologia na inserção, Liturgia profética, Presbiterato leigo, Salmos de hoje, Grito divinoResumen
A figura profética de Reginaldo Veloso tem sido vista a partir de diversos ângulos. Esse artigo convida seus leitores a resgatarem uma antiga concepção de teologia na Igreja, permitindo valorizar na vida e na militância de Reginaldo Veloso, um ministério teológico sapiencial que foi básico para os primeiros tempos da Teologia da Libertação. Esse ministério, que nas primeiras Igrejas era considerado como dos doutores, (Cf. 1Cor 12,28- 29 e Ef 4,11) foi vivido por pessoas como Reginaldo como assessor e teólogo das bases.
Descargas
Referencias
AQUINO JÚNIOR, Francisco. O caráter práxico-social da Teologia: tópicos fundamentais da epistemologia teológica. São Paulo: Loyola, 2017.
BARROS, Marcelo. Teologias da Libertação para os nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2019.
BEOZZO, José Oscar. Prefácio. In: SOUZA, Ney; SBARDELOTTI, Emerson (org.). Medellín, Memória, profetismo e esperança na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2018.
BRASIL DE FATO. https://www.brasildefatope.com.br/2022/05/21/simplicidade-e-fe-no-povo-conheca-a-historia-do-padre-reginaldo-veloso-preso-por-um-poema
COMBLIN, José. Teologia da enxada. Uma experiência de Igreja no Nordeste. Petrópolis: Vozes, 1977.
GENNARI, Gianni. Ivan Illich: una “sentinella” che ha annunciato il futuro. Dialogo, n. 137, settembre 2022.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Teología de la liberación. Lima: Perspectivas; CEP, 1971.
VELOSO, Reginaldo. Às margens do Rio da Babilônia. 1ª parte. Revista de Liturgia, ano 23; setembro/outubro 1996, p. 28-33.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marcelo Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).