Das provocações cearenses ao pós-secular: reflexões sobre Igreja e Sociedade no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n1.p17-36Schlagwörter:
Religiosidade. Igreja e SociedadeAbstract
Uma das tarefas próprias da investigação sociológica diz respeito à capacidade de esclarecer o processo histórico a partir do qual, certas convicções se naturalizam. Significa desvendar, por criteriosas fontes e análises sistemáticas, a tecitura da realidade social, naquilo que ela tem de conflitos, arranjos e interesses diversos. Em outras palavras, o trabalho sociológico consiste em “abrir as cortinas” que escondem e mistificam as articulações construídas pelas pessoas, clareando o que se mostra dado, imediato e (pre)concebido da ordem social. Tomar a realidade por objeto científico se refere à tentativa de compreendê-la segundo essas orientações “escondidas”.Downloads
Literaturhinweise
AQUINO JUNIOR, Francisco de. Pastoral Social: Dimensão socioestrutural da caridade cristã. Brasília: Edições CNBB, 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007
CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. 1a Edição, São Paulo: Paulinas, 2015. (Documentos da CNBB, 102).
Habermas – HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
HOONAERT, Eduardo. O cristianismo moreno no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1991.
RIETVELD, João Jorge, MEDEIROS, Jean Luís Gomes de, MEDEIROS, Sônia Vieira de (Org.). Os passos de um missionário: escritos de padre Cristiano Joosten, Redentorista. Campina Grande: Cópias e Papéis, 2017.
PIERUCCI, Antonio Flávio. Secularização e declínio do catolicismo. In. SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá (Org.). Católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).