O novo povo de Deus entra no mundo como missionário
existe em forma de missão
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p83-101Palavras-chave:
Povo de Deus, Sinodalidade, Comblin, Gera, ScannoneResumo
A questão eclesial continua sendo relevante atualmente porque a sociedade é formada por sujeitos individuais e coletivos, e as igrejas são sujeitos coletivos. Daí que a pergunta referente às relações interpessoais e as estratégias de organização e de gestão é fundamental para o debate teológico. Busca-se, neste trabalho, retomar, a partir do conceito teológico do Povo de Deus, o reconhecimento do princípio e do estilo de caminhar juntos, que caracteriza a sinodalidade, como historicizado na comunhão e participação de todo o Povo de Deus na vida eclesial, a despeito do espectro do poder autoritário. Para isto, recorreu-se à Eclesiologia do Povo de Deus do Concílio Vaticano II, a partir das leituras de Lúcio Gera, Juan Scannone e José Comblin, bem como do magistério eclesial católico latino-americano.
Downloads
Referências
AZCUY, Virginia; GALLI, C. M.; GONZÁLEZ, M. Escritos teológico-pastorales de Lucio Gera, I: Del preconcilio a la Conferencia de Puebla (1956-1981). Buenos Aires: Ágape Libros; Universidad Católica Argentina (Facultad de Teología), 2006.
BRIGHENTI, Agenor. Sinodalidade: o jeito de ser Igreja comunhão e participação. Petrópolis: Vozes, 2024.
BRIGHENTI, Agenor; LUCIANI, Rafael. Instrumento Laboris para a segunda Sessão da Assembleia do Sínodo – resumo do texto e elementos de análise. Montevidéu: Observatório Latino-Americano da Sinodalidad, 2024.
CELAM. Documentos do CELAM: conclusões das Conferências do Rio de Janeiro, de Medellín, Puebla e Santo Domingo. São Paulo: Paulus, 2004. (Coleção Documentos da Igreja).
CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Brasília; São Paulo: Paulus; Paulinas; CNBB, 2008.
CELAM. Conclusões de Medellín (1968). Disponível em: https://pjmp.org/subsidios_arquivos/cnbb/Medellin-1968-2CELAM-PORTUGUES.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
CELAM. Conclusões da conferência de Puebla (1979). Disponível em: https://pjmp.org/subsidios_arquivos/cnbb/Puebla-1979-3CELAM-PORTUGUES.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
CELAM. Conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe em Aparecida (2007). Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/cjp/a_pdf/cnbb_2007_documento_de_aparecida.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
CONGAR, Yves. Creio no Espírito Santo II: ele é o Senhor e dá a vida. São Paulo: Paulinas, 2005.
COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.
COMBLIN, José. O Tempo da Ação: ensaio sobre o Espírito e a História. Petrópolis: Vozes, 1982.
COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja. [Documento da Igreja 48]. Brasília: Edições CNBB, 2018.
DOCUMENTOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. [Coleção Documentos da Igreja]. 7. reimpr. São Paulo: Paulus, 2017.
FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Brasília: Edições CNBB, 2013. [Documentos Pontifícios, 17]
GERA, Lucio. Pueblo: Religion del Pueblo e Iglesia. In: AZCUY, Virginia; GALLI, C. M.; GONZÁLEZ, M. Escritos teológico-pastorales de Lucio Gera, I: Del preconcilio a la Conferencia de Puebla (1956-1981). Buenos Aires: Ágape Libros; Universidad Católica Argentina (Facultad de Teología), 2006. p. 717-744.
LUCIANI, Rafael; NOCETI, Serena. Sinodalmente: forma e reforma di uma Chiesa sinodale. Firenze: Nerbini, 2022.
LUCIANI, Rafael; NOCETI, Serena; SCHICKENDANTZ, Carlos. (Eds.). Sinodalità e Riforma: una sfida ecclesiale. Brescia: Queriniana, 2022.
MASTANTUONO, Antonio (Ed.). Verso una chiesa sinodale: stile soggetti dinamiche. Bologna: EDB, 2008.
NOCETI, Serena. La sinodalità dimensione della Chiesa. In: MASTANTUONO, Antonio (Ed.). Verso una chiesa sinodale: stile soggetti dinamiche. Bologna: EDB, 2008.
XVI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS. Uma Igreja Sinodal em Missão. Relatório de Síntese da Primeira Sessão (outubro de 2023). Disponível em: https://www.synod.va/content/dam/synod/assembly/synthesis/portuguese/2023.10.28-POR-Synthesis-Report_IMP.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
XVI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS. Como ser Igreja Sinodal Missionária. Instrumentum Laboris para a Segunda Sessão (outubro de 2024). Disponível em: https://www.synod.va/content/dam/synod/assembly2024/il/pdf/POR---Instrumentum-laboris-2.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
SCANNONE, Juan. A Teologia do Povo: raízes teológicas do Papa Francisco. São Paulo: Paulinas, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio de Lisboa Lustosa Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




















