Hospitalidade eucarística: uma visão ecumênica da Santa Ceia
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2020.v3n2.p331-352Palavras-chave:
Eucaristia, Prática Ecumênica, BEM.Resumo
O texto apresenta resultados de pesquisa realizada sobre o tema da hospitalidade eucarística, a partir da descrição do conhecido Documento ecumênico Batismo, Eucaristia e Ministério, do Conselho Mundial de Igrejas, acolhido no Brasil pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC. A análise realça a Santa Ceia como espaço de comunhão dos fiéis que abarca dos pontos de vista teológico e pastoral todos os espaços da vida e é fonte de questionamento a todas as formas de injustiça, de racismo, de separação e de ausência de liberdade, uma vez que, por intermédio da eucaristia, a graça de Deus penetra e restaura a vida humana em sua dignidade. O texto apresenta ainda um conjunto de indicações teológico-pastorais feitas por círculos ecumênicos que consideram que, pelo menos para os grupos que possuem certa experiência de cooperação ecumênica, é uma contradição ainda haver entraves para a comunhão eucarística conjunta.Downloads
Referências
BARROS, Marcelo. “A Ceia da Vida: Eucaristia na vida das Cebs na América Latina e no Caribe”. Misiones Extranjeras, número especial. Madrid-Espanha, julho de 2005, p. 12-17.
BHOGAL, Inderjit. Pluralismo e a missão da Igreja na atualidade. São Bernardo do Campo: Editeo, 2007.
CENTRO DE ESTUDOS ECUMÊNICOS; INSTITUTO DE PESQUISA ACADÊMICA; INSTITUTO DE ESTUDOS DAS CONFISSÕES, eds. A Comunhão Eucarística é Possível: teses sobre hospitalidade eucarística. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2006.
CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS). Batismo, Eucaristia, Ministério: convergência da fé. Brasília: Conic, Rio de Janeiro: Koinonia, São Paulo: ASTE, 3ª. ed., 2001.
CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS). Baptism, Eucharist & Ministry 1982 – 1990 – Report on the Process and Responses. Genebra, WCC Publications, 1990.
CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS), Comissão de Fé e Ordem. A Igreja: uma visão ecumênica. Genebra-Suiça, CMI, 2013. Disponível em https://www.oikoumene.org/pt/documentos/a-igreja-uma-visao-ecumenica Acesso em 18/9/2020.
CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS), Comissão de Fé e Ordem. “Estatutos’, 2012. Disponível em https://www.oikoumene.org/pt/documentos Acesso em 21/9/2020.
DALFERTH, Silfredo B. “Eucaristia” (p. 399-403). In: BORTOLLETO FILHO, Fernando (org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.
LORSCHEITER, Ivo. “Apresentação”. In: CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS). Batismo, Eucaristia, Ministério: convergência da fé. Brasília: Conic, Rio de Janeiro: Koinonia, São Paulo: ASTE, 3ª. ed., 2001, p. 11.
MOTTA DIAS, Zwinglio. “Apresentação”. In: CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS). Batismo, Eucaristia, Ministério: convergência da fé. Brasília: Conic, Rio de Janeiro: Koinonia, São Paulo: ASTE, 3ª. ed., 2001, p. 13.
RAMALHO, Jether Pereira. “Apresentação à Segunda Edição”. In: CMI (CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS). Batismo, Eucaristia, Ministério: convergência da fé. Brasília: Conic, Rio de Janeiro: Koinonia, São Paulo: ASTE, 3ª. ed., 2001.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira; TOSTES, Angélica. Religião, Múltipla pertença e Diálogo. São Paulo: Annablume, 2019.
SANTA ANA, Julio de. Pão, Vinho e Amizade. Rio de Janeiro: CEDI, 1986.
SOUZA, José Carlos de. “Ceia do Senhor e Hospitalidade Eucarística: uma perspectiva metodista”. Revista de Cultura Teológica, ano VIII, n. 30, jan/mar 2000, p. 71-88.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).