DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO A IEMANJÁ: SINCRETISMO, DEVOÇÃO EAMOR FRATERNAL NO SEIORELIGIOSO PERNAMBUCANO
Keywords:
Devoção, Sincretismo religioso, Proteção, PreconceitoAbstract
Nossa Senhora da Conceição, mãe de Deus e dos homens, está inserida cultural e religiosamente não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil desde a chegada dos colonizadores. Através do sincretismo religioso surge também a devoção à Iemanjá, mãe dos orixás, dos peixes e dos homens, referenciada como a grande mãe
africana no país. Atrelado a isso, este trabalho visa analisar tradições católicas e afro-brasileiras, como a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, e suas relações fraternais com a população pernambucana. Compreendendo o sincretismo como um processo que envolve a junção de diferentes tradições, crenças e práticas, o presente
trabalho busca compreender a vinculação das figuras mencionadas e seus devotos, especificamente no mês de dezembro, quando ocorrem a popular Festa do Morro e os festejos para Iemanjá, resultados desse sincretismo. Para isso, utilizaremos como base metodológica artigos, dissertações e experiências relatadas em revistas e jornais que mencionam a relação do devoto com a figura enaltecida, seja a Imaculada ou a Soberana das águas. Considerando, por fim, que Conceição e Iemanjá possuem uma ligação com a sociedade que vão além das celebrações populares conjuntas, tendo em vista o sentimento de fraternidade que abraça o fiel, protegendo-o das
adversidades encontradas cotidianamente.
Downloads
References
BRITO, João Gabriel da Silva. Folkcomunicação e a festa do morro no Jornal do Commercio: o Morro da Conceição e sua pluralidade na cultura pernambucana para o desenvolvimento local. Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
GOMES, Juliana. Milhares de fiéis sobem o Morro da Conceição para homenagear a padroeira afetiva do Recife. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/milhares-de-fieis-sobem-o-morro-da-conceicao-para-homenagear-a/249721/. Acesso em: 14 out. 2023.
MENDONÇA, J. H. A festa de Nossa Senhora da Conceição no morro de Casa Amarela. Ciência & Trópico, [S. l.], v. 14, n. 2, Recife, 2011.
PEDROSO, Ana Caroline de Oliveira. Igreja Católica e as práticas da religiosidade popular: territorialidades religiosas na Festa de Nossa Senhora da Conceição, Recife/PE. Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
PERILLO SEIXAS, L. M. MARIA E IEMANJÁ: DUAS FACES – UM ARQUÉTIPO. Último Andar, [S. l.], n. 31, p. 112–125, São Paulo, 2018.
PRANDI, Reginaldo. Religião e Sincretismo em Jorge Amado. In: SCHWARCZ, Lilia Mortitz; GOLDSTEIN, Ilana Seltzer (orgs.). O Universo de Jorge Amado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Páginas 46-61.
ROMÃO, T. L. C. SINCRETISMO RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA TRANSNACIONAL E TRANSLACIONAL: DIVINDADES AFRICANAS E SANTOS CATÓLICOS EM TRADUÇÃO. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S. l.], 2018. Páginas 353–381.
SOBREIRA, Vinicius. De Nossa Senhora da Conceição a Iemanjá, Pernambuco tem dia dedicado à fé. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2018/12/07/de-nossa-senhora-da-conceicao-a-iemanja-pernambuco-tem-dia-dedicado-a-fe. Acesso em: 23 out. 2023.
VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Brasiliana, 1955.
VIDAL, Victor Matheus do Carmo. Victor Matheus do Carmo Vidal: depoimento [out. 2023]. Entrevistador: Luan Keyvson Tomaz do Nascimento. Recife: 2023. 2 arquivos .mp4 (3 min). A entrevista ocorreu através do app de mensagens WhatsApp. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1QiIlc-UH7ozThsfM0W5tk11QuMLhBKCK?usp=drive_link. Acesso em: 25 out. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luan Keyvson Tomaz do Nascimento (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).