TECENDO A TOLERÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ABORDAGEM DO RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS

Autores

  • Cyntia Virginia Farias D’Amorim Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Racismo religioso, Educação étnico racial, Diálogo inter-religioso

Resumo

Este artigo aborda sobre o racismo religioso presente em ambiente escolar e tem como objetivo refletir a respeitos
destes três questionamentos: 1. O que é o racismo religioso e em que se difere de intolerância religiosa? 2.
Quais as consequências desse racismo na vida de estudantes negros e participantes de religiões afro-brasileiras?
3. Como o professor pode promover uma pedagogia para relações étnico raciais e inter-religiosa? Procuramos
responde-los fundamentados em Kabengele Munanga, um antropólogo e professor brasileiro-congolês, especialista
em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira e
Wanderson Flor Nascimento professor e membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofia Africana “Exu do Absurdo”
(NEFA/UnB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEAM/UnB).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cyntia Virginia Farias D’Amorim, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Mestranda em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Combate à intolerância, violência e racismo religioso; Bahia, IFBA, 2023

ESTUDANTE negro é espancado por colegas de escola em São Paulo. Carta Capital. Disponível em < https://www.cartacapital.com.br/educacao /estudante-negro-e-espancadopor-colegas-de-escola-em-sao-paulo>. Acesso em 30 de nov. de 2023.

FLOR NASCIMENTO, Wanderson. O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas. Revista Rico. Brasília, v. 6, n. 2, nov. 2017.

MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Bicentenário da Independência; Estud. av. 36 (105); mai/ago. 2022; disponível em < https://www.scielo.br/j/ea/a/7dxnhTYxMskypKpS6FcW98L/#> acesso em 25 de nov. de 2023.

MUNANGA, Kabengele; Uma abordagem conceitual das noções de raca, racismo, identidade e etnia; Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação; PENESB-RJ; nov.; 2003. Disponível em < https://www.geledes.org.br/wp-content/

uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-eetnia.pdf> Acesso em 25 de nov. de 2023

MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005; Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad/arqui vos/pdf/racismo_escola.pdf>; Acesso em 30 de nov. de

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil étnico-raciais no Brasil. Revista Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3, p. 489-506, set. /dez. 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

D’AMORIM, Cyntia Virginia Farias. TECENDO A TOLERÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ABORDAGEM DO RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS. COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS, Recife, PE, Brasil, v. 5, p. 3–8, 2023. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiorid/article/view/2655.. Acesso em: 17 maio. 2024.