TECENDO A TOLERÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ABORDAGEM DO RACISMO RELIGIOSO NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Racismo religioso, Educação étnico racial, Diálogo inter-religiosoResumo
Este artigo aborda sobre o racismo religioso presente em ambiente escolar e tem como objetivo refletir a respeitos
destes três questionamentos: 1. O que é o racismo religioso e em que se difere de intolerância religiosa? 2.
Quais as consequências desse racismo na vida de estudantes negros e participantes de religiões afro-brasileiras?
3. Como o professor pode promover uma pedagogia para relações étnico raciais e inter-religiosa? Procuramos
responde-los fundamentados em Kabengele Munanga, um antropólogo e professor brasileiro-congolês, especialista
em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira e
Wanderson Flor Nascimento professor e membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofia Africana “Exu do Absurdo”
(NEFA/UnB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEAM/UnB).
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Combate à intolerância, violência e racismo religioso; Bahia, IFBA, 2023
ESTUDANTE negro é espancado por colegas de escola em São Paulo. Carta Capital. Disponível em < https://www.cartacapital.com.br/educacao /estudante-negro-e-espancadopor-colegas-de-escola-em-sao-paulo>. Acesso em 30 de nov. de 2023.
FLOR NASCIMENTO, Wanderson. O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas. Revista Rico. Brasília, v. 6, n. 2, nov. 2017.
MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Bicentenário da Independência; Estud. av. 36 (105); mai/ago. 2022; disponível em < https://www.scielo.br/j/ea/a/7dxnhTYxMskypKpS6FcW98L/#> acesso em 25 de nov. de 2023.
MUNANGA, Kabengele; Uma abordagem conceitual das noções de raca, racismo, identidade e etnia; Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação; PENESB-RJ; nov.; 2003. Disponível em < https://www.geledes.org.br/wp-content/
uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-eetnia.pdf> Acesso em 25 de nov. de 2023
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005; Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad/arqui vos/pdf/racismo_escola.pdf>; Acesso em 30 de nov. de
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil étnico-raciais no Brasil. Revista Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3, p. 489-506, set. /dez. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).