A DOCÊNCIA FEITA PELAS MÃOS: TRABALHOS MANUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR WALDORF PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Celly Monike da Silva Nascimento Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de história, Pedagogia Waldorf

Resumo

Este trabalho é fruto de investigação sobre como o trabalho manual contribui para a construção da identidade docente dos professores Waldorf, culminando para o ensino de história, analisando os impactos dessa prática no desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores. A pedagogia Waldorf, fundada por Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha, promove uma educação humanizada que visa o desenvolvimento integral dos discentes, integrando ciência e arte por meio de atividades educativas que harmonizam o pensar, o sentir e o querer. Teoricamente fundamentando-se em autores como Josso (2010), que enfatiza as histórias de vida na formação profissional; e Tardif (2011), no qual, explora os saberes docentes mobilizados no cotidiano e  a Bittencourt (2014) que contribui para as reflexões sobre a finalidade do ensino de história. Utilizando entrevistas semiestruturadas com professores Waldorfs, os dados foram tratados por meio da análise do discurso. Os resultados indicam que os trabalhos manuais fortalecem a individualidade, a autonomia e a criatividade, aprimorando a vontade, como também contribui para a saúde emocional dos docentes durante a prática pedagógica, fortalecendo a relação com os temas históricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celly Monike da Silva Nascimento, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestranda Profissional em História, Universidade Católica de Pernambuco

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70. 2011

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez Editora, 2008. p. 183-220.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf; caminho para o ensino mais humano. Antroposófica, 2013.

NÓVOA, A. Desafios da profissão docente (2ª ed.). Porto Editora. 2014

JUNIOR, Jonas. Educação e fenomenologia da natureza: o método de Goethe. Filosofia e educação. Campinas, 2016.

SANTOS, Evelaine Cruz. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner ( Pedagogia Waldorf) Maria Montessori e da experiência da escola da ponte. Unesp. Rio Claro. 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional (Trad. Francisco Pereira). Petrópolis: Vozes, 2002.

STEINER, Rudolf. A questão pedagógica como questão social. São Paulo: Antroposófica, 2019

STEINER, Rudolf. O preparo interior do professor e do educador. São Paulo; Antroposófica, 2013

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

A DOCÊNCIA FEITA PELAS MÃOS: TRABALHOS MANUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR WALDORF PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3207

Artigos Semelhantes

31-40 de 79

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.