A DOCÊNCIA FEITA PELAS MÃOS: TRABALHOS MANUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR WALDORF PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de história, Pedagogia WaldorfResumo
Este trabalho é fruto de investigação sobre como o trabalho manual contribui para a construção da identidade docente dos professores Waldorf, culminando para o ensino de história, analisando os impactos dessa prática no desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores. A pedagogia Waldorf, fundada por Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha, promove uma educação humanizada que visa o desenvolvimento integral dos discentes, integrando ciência e arte por meio de atividades educativas que harmonizam o pensar, o sentir e o querer. Teoricamente fundamentando-se em autores como Josso (2010), que enfatiza as histórias de vida na formação profissional; e Tardif (2011), no qual, explora os saberes docentes mobilizados no cotidiano e a Bittencourt (2014) que contribui para as reflexões sobre a finalidade do ensino de história. Utilizando entrevistas semiestruturadas com professores Waldorfs, os dados foram tratados por meio da análise do discurso. Os resultados indicam que os trabalhos manuais fortalecem a individualidade, a autonomia e a criatividade, aprimorando a vontade, como também contribui para a saúde emocional dos docentes durante a prática pedagógica, fortalecendo a relação com os temas históricos.
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Referências
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