HISTÓRIAS DE VIDA NA ESCOLA: TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
Palavras-chave:
História Local, Ensino de História, Tecnologia Social da MemóriaResumo
O presente artigo traz os resultados parciais de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em desenvolvimento sobre o uso da Tecnologia Social da Memória – entendida como uma metodologia do Museu da Pessoa para construção de projetos de Memória Social – em atividades de ensino e pesquisa em História Local, a partir da aplicação desta em colaboração com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Monsenhor João Marques, município de Saloá-PE. Os resultados permitem dialogar com o que vem sendo debatido dentro dos estudos de História Local, perpassando questões da História Oral, da História Pública Digital e dos desafios que se colocam para a historiografia do século XXI. Para além dos resultados a nível educativo, a realização do projeto possibilitou a digitalização de dezenas de fontes de acervo pessoal e depoimentos de História Oral, que serão compartilhado com a comunidade através de um e-book, além dos resultados colaterais que possibilitaram a criação da página do Instagram “Projeto Memórias de Saloá”.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. cap. 5, p. 155-203.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. DE. UM QUASE OBJETO: algumas reflexões em torno da relação entre história e região. Em: LEAL, M. DAS G. DE A.; FARIAS, S. O. (Eds.). História Regional e Local III, reflexões e práticas nos campos da teoria, pesquisa e do ensino. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2015. p. 37–62.
BARROS, José D‘Assunção. Seis desafios para a historiografia do novo milênio. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 21, n. 33, p. 248-292, 2019. DOI 10.5752/P.2237-8871.2020v21n33p248-292. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/21827/17061. Acesso em: 15 ago. 2024.
BOSCHI, Caio César. Por que estudar História?. São Paulo: Ática, 2007. 72 p.
CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 272–292, 2018.
CERRI, L. F. OS CONCEITOS DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E OS DESAFIOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2133. Acesso em: 24 nov. 2024.
CERRI, L. F. Cidade e identidade. Região e Ensino de História. Temas e Questões para o Ensino de História do Paraná, n. 1a, p. 27–42, 2008.
COSTA, A. História Local. Em: FERREIRA, M. DE M.; OLIVEIRA, M. M. D. DE (Eds.). Dicionário de Ensino de História. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. p. 132–136.
FERNANDES, J. R. O. Um Lugar na Escola para a História Local. Ensino em Re-vista, v. 4, n. jan/dez, p. 43–51, 1995.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. cap. 9, p. 169-186.
FONSECA, Selva Guimarães. O Estudo da História Local e a Construção de Identidades. In: FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003. cap. 10, p. 153-162.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terrra, 1996. 166 p.
JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & Abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. cap. 5, p. 43-64.
LUCCHESI, Anita. Conversas na antessala da academia: o presente, a oralidade e a história pública digital. História Oral, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 39-69, 2014. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/341. Acesso em: 27 jul. 2024
MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Passado Eletrônico: Notas sobre a História Digital. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 103-116, 2016. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/726. Acesso em: 26 jul. 2024.
MUSEU DA PESSOA. Tecnologia Social da Memória: Para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas histórias. 1. ed. São Paulo: Fundação Banco do Brasil, 2009. 100 p. Disponível em: https://museudapessoa.org/wp-content/uploads/2021/06/Livro-Tecnologia-Social-da-Memoria.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Caffé. Produção: Vania Catani. Roteiro: Eliane Caffé, Luiz Alberto de Abreu. Fotografia de Hugo Kovenski. [S. l.]: Gullane, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WkTTITex2RE. Acesso em: 29 nov. 2024.
NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 28-51, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.18225/liinc.v11i1.797. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc. Acesso em: 20 ago. 2024.
PAIM, E. A.; PICOLLI, V. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino, v. 13, n. 1, p. 107–126, 2007.
SAMUEL, R. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 219–243, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Siqueira Barboza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


