MINHA COMUNIDADE: EXPLORANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DOS BAIRROS DE FUNDÃO E ÁGUA FRIA

Autores

  • Grayce Kelly Farias de Lucena Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação Patrimonial, Patrimônio Histórico

Resumo

A educação patrimonial enquanto componente do ensino de História tem fator crucial ao inserir um caráter crítico e reflexivo da comunidade em que se vive, contextualizando os espaços, as pessoas e a cultura. Esse fator permite trazer à tona vivências que, em sua maioria, são apagadas da história tradicional trabalhadas em sala de aula, permitindo fazer com que os estudantes se reconheçam enquanto seres participantes da história. A crítica é levantada ao observar uma história estruturada de cima para baixo, com abordagem autoritária, desconsiderando saberes locais e impondo uma visão engessada. A partir desse princípio, a educação patrimonial toma um caráter de valorização e de ação social, colocando o estudante como protagonista do aprendizado. Com isso, o presente trabalho aborda o projeto “Minha Comunidade”, criado e aplicado na Escola de Referência em Ensino Fundamental Professor Pedro Augusto Carneiro Leão com a finalidade de aproximar os estudantes das turmas de 7º ano do conceito de patrimônio histórico na prática, a partir da visão da escola que frequentam e da comunidade em que vivem, os bairros de Fundão e Água Fria, em Recife.

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Biografia do Autor

  • Grayce Kelly Farias de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino de História, Universidade Federal de Pernambuco

Referências

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Imagens: Arquivo Pessoal.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

MINHA COMUNIDADE: EXPLORANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DOS BAIRROS DE FUNDÃO E ÁGUA FRIA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3201

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