“A FEIRA LIVRE DE CARPINA E O MARKETING DE GENTILEZA: CONEXÕES ENTRE ECONOMIA POPULAR E LAÇOS COMUNITÁRIOS”

Autores

  • Isabela Cristina do Monte Nunes Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Feira livre, Carpina, Marketing de gentileza

Resumo

Este artigo analisa a feira livre de Carpina como um espaço de fortalecimento comunitário a partir da perspectiva do marketing de gentileza. A feira é, portanto, entendida não apenas como um ambiente econômico, mas, também, como um local onde relações de reciprocidade e laços interpessoais sustentam o comércio enquanto perpetuam laços entre os integrantes da comunidade que se desenvolve no supramencionado lócus. Nesse contexto, o marketing de gentileza abrange práticas em que o respeito, a empatia e a cordialidade entre feirantes e consumidores são responsáveis por promover um ambiente consolidado de consumo que impacta diretamente a trajetória da feira. Além das transações monetárias, a feira de Carpina estimula interações sociais em que pequenos atos de gentileza, como dicas de produtos, descontos simbólicos e ajuda mútua, fortalecem a coesão da comunidade e oferecem suporte econômico e social aos participantes. Ao analisar essas dinâmicas, o artigo demonstra como essas práticas formam uma rede de apoio e confiança que beneficia todos os envolvidos, fortalecendo a economia popular e consolidando a feira como uma instituição vital para a comunidade de Carpina. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabela Cristina do Monte Nunes, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Bacharela em Direito e Administração (UNICAP) com Especialização em Planejamento e Gestão Organizacional (UPE)

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em História Mestrado Profissional – UNICAP

Referências

ARAUJO, Alexandro Moura; RIBEIRO, Eduardo Magalhães. Feiras, feirantes e abastecimento: uma revisão da bibliografia brasileira sobre comercialização nas feiras livres. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 561-583, out. 2018.

CÂMARA MUNICIPAL DE CARPINA. História do Município. Disponível em: http://www.camarinacional.gov.br/historia-do-municipio. Acesso em: 27 out. 2024.

CONHECENDO A FEIRA LIVRE DE CARPINA-PE COM SUAS CULTURAS E TRADIÇÕES NORDESTINA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qj6YE-CJGM. Acesso em: 26 out. 2024.

COSTA, Maria de Jesus Andrade Nunes da. Carpina: Ler e Sentir. Recife: CEPE, 1991. 110 p. Il.

DAMASCENO, Laíze. Marketing de Gentileza no estúdio de Olimpio Araújo, em Curitiba. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k4tGpO3391A. Acesso em: 26 out. 2024.

Fotos antigas de Carpina (Pernambuco) - I. Disponível em: https://youtu.be/6kFQjpET68c. Acesso em: 26 out. 2024.

KOTLER, Philip, & KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. ISBN 978-85-8143-000-3.

LUCENA, Thiago Isaias Nóbrega de; GERMANO, José Willington. Feiras livres: cidades de um só dia, aprendizados para uma vida inteira. Natal: EDUFRN, 2016. ISBN: ISBN 978-85-93839-09-2. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22121. Acesso em: 27 out. 2024.

MANZONI, Francis. Mercados e feiras livres em São Paulo: 1867-1993. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019. 208 p. Il. ISBN: 978-85-9493-153-5.

MARINHO, Josi; FERREIRA, Paulo; VENERANDO, Sivaldo. Carpina, Terra do Leão do Norte. Carpina-PE: Ed. dos Autores, 2018. 297 p. Il. ISBN: 978-85-86320-00-2.

LUCENA, Thiago Isaias Nóbrega de; GERMANO, José Willington. Feiras livres: cidades de um só dia, aprendizados para uma vida inteira. Natal: EDUFRN, 2016. 220 p. ISBN: 978-85-93839-09-2. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22121. Acesso em: 27 out. 2024.

MANZONI, Francis. Mercados e feiras livres em São Paulo: 1867-1993. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019. 208 p. Il. ISBN: 978-85-9493-153-5.

MARINHO, Josi; FERREIRA, Paulo; VENERANDO, Sivaldo. Carpina, Terra do Leão do Norte. Carpina-PE: Ed. dos Autores, 2018. 297 p. Il. ISBN: 978-85-86320-00-2.

SATO, Leny. Feira Livre: Organização, Trabalho e Sociabilidade. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2012. 240 p. ISBN: 978-85-314-1361-2.

SOUZA, Dalyson Henriques Barros de Souza; Dantas, José Carlos; Matias, Thyago Barbosa de Oliveira; Moreira, Emilia de Rodat Fernandes. Feira Livre e Cultura Popular: Espaço de Resistência ou de Subalternidade? In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória-ES. 2014. ISBN: 978-85-98539-04-1.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

“A FEIRA LIVRE DE CARPINA E O MARKETING DE GENTILEZA: CONEXÕES ENTRE ECONOMIA POPULAR E LAÇOS COMUNITÁRIOS”. (2025). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3174

Artigos Semelhantes

21-30 de 72

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.