RELIGIOSOS NO PODER: A INTERVENTORIA DE AGAMENON MAGALHÃES (1937-1945).
Palavras-chave:
Estado Novo, Poder, IgrejaResumo
Buscando apresentar como estava a Igreja Católica em Pernambuco através de movimentos como a Congregação Mariana da Mocidade Acadêmica (CMMA) criada em 1924, em Recife, especialmente durante o período que compreende a Interventoria de Agamenon Magalhães em 1937-1945. Essa Congregação promoveu movimentos em favor da moralização social e de uma postura anticomunista como obrigatória aos homens públicos, especialmente a partir da liderança do Pe. Jesuíta Antonio Paulo Cyríaco Fernandes que fortaleceu a instituição a partir da busca de valores alicerçados no conservadorismo entre os anos de 1929 a 1946. Além de emprestar alguns de seus nomes ao Estado Novo, dos quais, podemos citar Manoel Lubambo, Etelvino Lins, Apolônio Sales, Arnóbio Wanderley e Nilo Pereira, todos “jovens católicos oriundos da Congregação Mariana" (PANDOLFI, 2015, p. 66) que participaram ativamente da conjuntura política e estavam sintonizados com o movimento de recatolização do país nas décadas de 1930 e 1940. Pretendemos demonstrar a relevância destes personagens, especialmente por integrarem uma peculiar elite católica, que participou da estrutura estatal que se instalou, e, foram peças valiosas da engrenagem social que tornou possível a ordem política estabelecida naquele momento em Pernambuco. Eles enxergaram no "estadismo mandonista" de Vargas um modelo a ser seguido e imitado.
Downloads
Referências
ANTOINE, Charles. O Integrismo brasileiro. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1980.
AZEVEDO, Ferdinand. A missão portuguesa da Companhia de Jesus no Nordeste, 1911-1936. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 1986.
AZEVEDO, Ferdinand. Procurando sua identidade: a difícil trajetória da Vice-província do Brasil Setentrional da Companhia de Jesus nos anos 1937 a 1952. Recife: Fundação Antonio dos Santos Abranches, 2006.
AZEVEDO, Ferdinand. MANOEL LUBAMBO, um representante do pensamento católico conservador pernambucano dos anos 30. Rio de Janeiro. Revista Intellectus, Ano 03, V. 1, 2004.
CABRAL, Newton Darwin de Andrade. Memórias de um cotidiano escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956. Recife: Fundação Antonio dos Santos Abranches, 2009.
FERREIRA, Eduardo. Ruy de Ayres Bello: do engenho à Academia. Recife: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2001. 63 p. (Perfil Parlamentar Século XX).
LUBAMBO, Manoel. A obra apostólica do Pe. Fernandes, SJ. Arquivo da Congregação Mariana da Mocidade Acadêmica, Recife, v. 3, 1940.
LUBAMBO, Manoel. Inquérito sobre o problema do nacionalismo cristão. Intrevista com Armaund Bernadino Bjrdsen da revista “Chrétienté–Occident”. Fronteiras. Recife, ano 8, v. 7, p. 8-9, jul. 1939.
MAIA, Pedro Américo. História das Congregações Marianas no Brasil. São Paulo: Loyola, 1992.
PAIVA, Vanilda (Org.). Catolicismo, educação e ciência. São Paulo: Loyola, 1991.
PANDOLFI, Dulce Chaves. Pernambuco de Agamenon Magalhães: consolidação e crise de uma elite política. Recife: Massangana, 2015.
PEREIRA, Nilo de Oliveira. Agamenon Magalhães: ideias e lutas. Recife, Editora Raiz, 1985.
PIERUCCI, AFO e SOUZA, BM e CAMARGO, CPF. Igreja católica: 1945-1970. Historia Geral da Civilizacao Brasileira: o Brasil Republicano: Economia e Cultura (1930-64). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
PORTELLI, Hugues. Gramsci e a questão religiosa. Tradução de Luiz João Gaio: Edições Paulinas, 1984.
RIBEIRO, José Adalberto. Agamenon Magalhães: uma estrela na testa e um mandacaru no coração. Recife: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Perfil Parlamentar do Século XX, 2012.
RODRIGUES, Cândido Moreira. A Ordem – uma revista de intelectuais católicos (1934- 1945). Belo Horizonte: Autêntica/Fapesp, 2005.
RODRIGUES, Cândido Moreira; PAULA, Christiane Jalles de (Org.). Intelectuais e militância católica no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2012
SILVA, John Lennon José Oliveira da. Igreja e poder em Caruaru-PE: o golpe civil-militar de 1964. 2016. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em 434História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 John Lennon José Oliveira da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).