EXPLORANDO NOVAS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA JORNADA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR ESTADUAL
Palavras-chave:
Ensino de História, Formação docente, Prática DocenteResumo
O presente artigo intenta apresentar um panorama decorrente das experiências obtidas durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP), especificamente na escola campo Erem Joaquim Nabuco, localizada na região metropolitana do Recife, cujo público totalitário é periférico. Faz-se uma ressalva à importância do programa introduzido nesse meio socioeducativo, tendo em vista, o cenário de defasagem educacional acentuado. Por outro viés, fomentando as análises emergidas perante à temática, insere a necessidade de um processo mais atuante na práxis -cujo interliga a teoria e a prática na construção do conhecimento-, somada às reflexões adjuntas ao aprendizado englobado no âmbito, resulta em um fator essencial na jornada formativa do futuro docente. Em consonância com as previsões das competências específicas delineadas nas diretrizes básicas educacionais de alcance nacional e estadual, os estudos aqui apresentados buscarão discutir possibilidades de ensino e aprendizagem no campo da história diante dos desafios sociais evidenciados no espaço escolar citado, de maneira a garantir o estudo dos objetos culturais materiais ou imateriais tal como identificar a relevância e o contexto ao qual caracteriza determinada identidade cultural, juntamente as possíveis interpretações realizadas a partir do conceito de representações.
Downloads
Referências
BORGES, Maria Eliza. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+). Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Médio. MEC. 1998.
BROSTOLIN, Marta Regina; DE OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa. Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes. Práxis Educacional, v. 11, n. 18, p. 301-319, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/813. Acesso em: 10 set. 2023.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
BURKE, Peter. O que é história cultural?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005
CARDOSO, Maurício Estevam. Por uma história cultural da educação: possibilidades de abordagens. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14627. Acesso em: 05 set. 2023.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v.11, n.5, 1991, p.173-191. 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 05 set. 2023.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
D’Assunção Barros, J. A HISTÓRIA CULTURAL E A CONTRIBUIÇÃO DE ROGER CHARTIER. Diálogos, Paraná, v. 9, n. 1, P. 125-141. 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41422. Acesso em: 08 set. 2023.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2008000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 set. 2023.
PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VYGOTSKY, L. S; Luria, A. R; Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11.ed. São Paulo: Ícone Edusp. 1988.
ZAMBONI, Ernesta. Representações e linguagens no ensino de história. Revista Brasileira de História, v. 18, p. 89-102, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01881998000200005. Acesso em: 08 set. 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brenno Henrique Santos, Isabela Victória Tavares Goiana (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).