EXPLORANDO NOVAS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA JORNADA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR ESTADUAL

Autores

  • Brenno Henrique Santos Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Isabela Victória Tavares Goiana Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação docente, Prática Docente

Resumo

O presente artigo intenta apresentar um panorama decorrente das experiências obtidas durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP), especificamente na escola campo Erem Joaquim Nabuco, localizada na região metropolitana do Recife, cujo público totalitário é periférico. Faz-se uma ressalva à importância do programa introduzido nesse meio socioeducativo, tendo em vista, o cenário de defasagem educacional acentuado. Por outro viés, fomentando as análises emergidas perante à temática, insere a necessidade de um processo mais atuante na práxis -cujo interliga a teoria e a prática na construção do conhecimento-, somada às reflexões adjuntas ao aprendizado englobado no âmbito, resulta em um fator essencial na jornada formativa do futuro docente. Em consonância com as previsões das competências específicas delineadas nas diretrizes básicas educacionais de alcance nacional e estadual, os estudos aqui apresentados buscarão discutir possibilidades de ensino e aprendizagem no campo da história diante dos desafios sociais evidenciados no espaço escolar citado, de maneira a garantir o estudo dos objetos culturais materiais ou imateriais tal como identificar a relevância e o contexto ao qual caracteriza determinada identidade cultural, juntamente as possíveis interpretações realizadas a partir do conceito de representações. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORGES, Maria Eliza. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+). Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Médio. MEC. 1998.

BROSTOLIN, Marta Regina; DE OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa. Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes. Práxis Educacional, v. 11, n. 18, p. 301-319, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/813. Acesso em: 10 set. 2023.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

BURKE, Peter. O que é história cultural?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

CARDOSO, Maurício Estevam. Por uma história cultural da educação: possibilidades de abordagens. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14627. Acesso em: 05 set. 2023.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v.11, n.5, 1991, p.173-191. 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 05 set. 2023.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

D’Assunção Barros, J. A HISTÓRIA CULTURAL E A CONTRIBUIÇÃO DE ROGER CHARTIER. Diálogos, Paraná, v. 9, n. 1, P. 125-141. 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41422. Acesso em: 08 set. 2023.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2008000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 set. 2023.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VYGOTSKY, L. S; Luria, A. R; Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11.ed. São Paulo: Ícone Edusp. 1988.

ZAMBONI, Ernesta. Representações e linguagens no ensino de história. Revista Brasileira de História, v. 18, p. 89-102, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01881998000200005. Acesso em: 08 set. 2023

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 4: Os Ditos Subalternos no Ensino de História no Brasil: Desafios e Perspectivas

Como Citar

EXPLORANDO NOVAS PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA JORNADA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR ESTADUAL. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 204-214. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2667

Artigos Semelhantes

21-30 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.