Quem morreu na Sexta-feira Santa Especulativa? Hegel como pensador da ilustração [Who Died in the Speculative Friday? Hegel as an Enlightenment Thinker]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2012.v1n2.p101-122Resumo
O texto “Quem morreu na sexta-feira santa Expeculativa? Hegel como pensador da ilustração” objetiva explicitar as questões candentes da obra de Hegel Fé e Saber, de 1802. Explica o programa especulativo hegeliano no contexto das mutações no período da ilustração e seus reflexos nas relações entre filosofia e teologia. Defende-se que o foco da reflexão de Hegel foram “os filósofos da subjetividade” do seu momento, representados por Kant, Jacobi e Fichte. Negar a possibilidade do conhecimento de Deus via razão teórica e admitir o Princípio de subjetividade foram características comuns aos três. Afirma-se que Hegel considerou aparente a vitória da razão sobre a fé, pois no iluminismo nem a razão nem a religião positiva tinham consistência. Por fim, apresenta sob o registro “o tríduo sacro da especulação”, a filosofia especulativa como pharmakon para os edemas da ilustração. A razão especulativa que se diferencia da esclarecida por compreender o absoluto, supera a oposição finito e infinito, compreende o absoluto como “unidade do finito com o infinito, do real como o ideal, do sujeito como objeto”. Por fim, expõe-se o sentido metafórico e histórico da morte na sexta-feira santa especulativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.